Na tarde desta quarta-feira (20), a Hypera Pharma (HYPE3) informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra dos ativos da Takeda pela companhia. A transação envolve a linha de medicamentos OTC (isentos de prescrição) e as marcas de medicamentos com prescrição, prevista para ser concluída em 29 de janeiro, no qual a Hypera irá consolidar a liderança no segmento, porém está condicionada à venda da marca Xantinon para evitar a concentração excessiva de mercado.
E Eu Com Isso?
A aprovação do Cade é positiva para a companhia, porém já era esperada pelo mercado, sendo uma questão de “quando” apenas. A Hypera Pharma já vinha preparado para se desfazer da marca Xantinon para poder incorporar os ativos da Takeda.
Com a conclusão da transação, a empresa terá duas das três marcas mais conhecidas do mercado de balcão (vendido sem prescrição médica) no mercado. Não esperamos nenhuma reação de curto prazo com esta notícia, porém acreditamos que a divulgação dos resultados trimestrais, incorporando os números da Takeda e da recente aquisição do Buscopan, terá impactos relevantes nos preços das ações da Hypera (HYPE3). A temporada de resultados se inicia no mês de fevereiro e a divulgação da Hypera está prevista para o dia 01 de março, após o fechamento do mercado.