A Sinqia (SQIA3) anunciou nesta quarta-feira (25), após o fechamento do mercado, a aquisição da Fromtis, uma fornecedora de softwares para o mercado financeiro no segmento de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC). Segundo o Fato Relevante, a transação visa (i) reforçar o portfólio de produtos, adicionando um software para controle de FIDCs tecnologicamente atualizado, no conceito SaaS; e (ii) ampliar a carteira de clientes, somando novos nomes entre os mais relevantes desse segmento, posicionando a Sinqia como líder.
O valor pago na transação foi de 19,0 milhões de reais, sendo que o pagamento será composto por uma parcela à vista de 14 milhões de reais e o restante em cinco parcelas anuais de 1 milhão de reais. O valor poderá ser acrescido de mais duas parcelas de 9,0 milhões de reais em 2022 e em 2023, caso determinadas metas sejam atingidas. Nos últimos 12 meses, a receita bruta da Fromtis foi de 9,4 milhões de reais.
Impactos na prática
Em uma análise preliminar, avaliamos como positiva a aquisição da Sinqia por conta: i) do múltiplo pago na transação, por volta das 2x Ev/receita bruta, em linha com as aquisições recentes, ii) entrada nos serviços de FIDCS, segmento que vem crescendo fortemente no Brasil e é pouco explorado pela companhia até o momento e iii) elevadas oportunidades de vendas cruzadas (cross-sell), tanto com os mais de 345 clientes atuais quanto com a carteira advinda da Fromtis. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações (SQIA3) na sessão desta quinta-feira (26)
Contudo, essa aquisição tem um potencial limitado na comparação com a última aquisição expressiva (Itaú Soluções Previdenciárias), cuja receita anual gira em torno dos 50 milhões de reais. Considerando a receita dos últimos 12 meses da Sinqia (224,3 milhões de reais) somada a da ISP (50 milhões de reais), a Fromtis tem capacidade de aumentar as receitas da companhia em 4 por cento.
Com base na receita agregada entre a Sinqia e suas últimas aquisições, a Sinqia negocia atualmente a um múltiplo de 4,6x Ev/Receita Bruta. Como o múltiplo pago na transação foi menor (2,0x Ev/Receita Bruta), há uma geração de valor intrínseco na operação de cerca de 24,7 milhões de reais, desconsiderando quaisquer sinergias advindas pela operação, equivalente a 1,9 por cento do valor de mercado da companhia.
Esta é a terceira aquisição da Sinqia neste terceiro ciclo, iniciado formalmente em agosto, após a aquisição da Itaú Soluções Previdenciárias (ISP). Lembramos que a Sinqia captou 340 milhões de reais na sua oferta subsequente de ações (follow-on) no fim de 2019 e no fim do terceiro trimestre ainda possuía um caixa líquido de mais de 268 milhões de reais.
A Sinqia é reconhecida pelo seu histórico de aquisições bem-sucedidas. Não apenas isso: a sua estratégia de longo prazo (e consequentemente parte relevante da sua tese de investimento) passa por este processo, elemento fundamental na consolidação do fragmentado mercado de softwares e soluções para o mercado financeiro no Brasil.