Na terça-feira (24), após o fechamento do mercado a Notredame Intermédica anunciou a aquisição da empresa Hospital do Coração de Londrina Ltda. A empresa adquirida opera um grupo hospitalar de alta complexidade com dois hospitais, totalizando 248 leitos, sendo 83 de UTI, além de dois centros clínicos com 32 consultórios.
A Notredame fechou o acordo em 170 milhões de reais para adquirir a totalidade do grupo hospitalar. Em 2019 a empresa de Londrina faturou mais 135 milhões de reais com sua operação.
A companhia destacou em seu fato relevante que aquisição ainda vai possibilitar diversas sinergias devido ao seu modelo verticalizado e que pretende continuar sua expansão no sul do país.
A região de Londrina, uma das principais regiões do estado do Paraná, tem uma área de influência abrangendo uma população de aproximadamente 1,1 milhão de habitantes e 292 mil beneficiários de planos de saúde.
Qual o impacto da aquisição da Notredame na prática?
Na nossa visão, apesar de não ser uma aquisição muito grande, a notícia é positiva para a Notredame Intermédica que continua o processo de consolidação regional pelo Brasil. Esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (GNDI3) no pregão desta quarta-feira.
A companhia pagou cerca de 700 mil reais por leito hospitalar, em linha com suas últimas aquisições, com isso, será capaz de aumentar seu total de leitos em aproximadamente 8%, ficando assim com 3.486 leitos, um aumento de capacidade de atendimento relevante.
A notícia deve trazer de volta expectativas sobre as ações do setor, incluindo a Hapvida (HAPV3), que, juntamente com a Notredame Intermédica (GNDI3), vêm sendo as grandes consolidadores do mercado de saúde verticalizado no Brasil e têm disputado de maneira ferrenha ativos e vidas para suas carteiras, realizando diversas aquisições durante o ano de 2020 e conseguindo buscar sinergias com as recém adquiridas de maneira acelerada.
O IPO da Rede D’Or, com período de reserva já começou (vai até dia 8/dez), promete aquecer ainda mais o setor de saúde, uma vez que trará capital para um dos maiores players do setor, possivelmente acelerando as aquisições e elevando o valuation dos ativos.