Biden e a transição americana

Indicações de Biden: começa a transição americana

A rotina é bem conhecida. O principal executivo da autarquia americana conhecida como Administração de Serviços Gerais (General Services Administration ou GSA, na sigla em inglês) envia um comunicado à liderança da campanha do candidato presidencial que venceu as eleições, colocando os recursos do GSA à disposição para a transição de poder. É um ato burocrático, conhecido como “ascertainment” ou averiguação, que representa apenas o primeiro movimento formal do Executivo para começar a transição. Porém, como os tempos são em grande parte inéditos, o mero envio desse comunicado serviu para tranquilizar os mercados na tarde da segunda-feira. O comunicado de Emily Murphy, diretora da GSA, significa que a equipe de Joe Biden, vencedor do pleito, poderá ter acesso às agências federais e aos dados do governo, e também à verba de 6,3 milhões de dólares destinada para custear a troca de comando.

No entanto, Biden não está esperando para escolher sua equipe. Ao contrário, algumas de suas escolhas prometem ser históricas. Espera-se que ele indique Janet Yellen para a Secretaria do Tesouro, cargo equivalente ao de Ministro da Economia. Yellen presidiu o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) durante o segundo mandato de Barack Obama, sucedendo Ben Bernanke. A avaliação é que ela fez um excelente trabalho, mas Donald Trump a substituiu. Janet Yellen conhece profundamente o mercado de trabalho americano, e é considerada uma técnica muito qualificada para manejar as políticas de auxílio à economia. Além disso, Biden já confirmou a indicação de Antony Blinken para a Secretaria de Estado, cargo semelhante ao ministro-chefe da Casa Civil no Brasil. Blinken foi o principal assessor de política externa de Biden, o que mostra uma disposição para uma política mais global.

As escolhas não pararam por aí. Biden poderá indicar Avril Haines para a inteligência nacional. Haines é ex-funcionária da CIA e será a primeira vez que uma mulher vai assumir o cargo. Também poderá ser a primeira vez que um hispânico assuma o Departamento de Segurança Interna. Alejandro Mayorkas, nascido em Cuba, pode ser o indicado para dirigir o Department of Homeland Security, que executou as medidas mais duras da política anti-imigração de Trump. Outro nome a ser indicado é o do ex-secretário de estado de Obama, John Kerry, que poderá ser o responsável pelo clima. Kerry é um entusiasta da participação americana no Acordo de Paris, do qual Trump retirou os Estados Unidos, e sua indicação indica um comprometimento mais elevado com as mudanças climáticas.

Indicadores 

Influenciada pelos alimentos, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação ficou medida pelo IPCA, em 0,81 por cento em novembro. Foi o maior índice para o penúltimo mês do ano desde os 0,85 por cento registrados em 2015, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de novembro ficou 0,13 ponto percentual abaixo do 0,94 por cento registrado em outubro. No ano, o índice acumula alta de 3,13 por cento. Já o acumulado dos últimos 12 meses é de 4,22 por cento contra 3,52 por cento registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2019, a taxa foi de 0,14 por cento.

Os impactos das escolhas de Biden por aqui

As indicações de Biden mostram um governo americano mais alinhado com a globalização, o que pode reduzir as tensões internacionais e aumentar o apetite pelos riscos, beneficiando economias emergentes como o Brasil. Por isso, os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão subindo 0,6 por cento na abertura, ao passo que os contratos futuros do Ibovespa avançam pouco mais de 0,3 por cento. O cenário é positivo, porém, devido ao feriado americano do Dia de Ação de Graças na quinta-feira (26), o volume de negócios do mercado está abaixo da média, o que pode amplificar a volatilidade.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: 100 bilhões de motivos para comemorar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.