A Isa Cteep (TRPL3/TRPL4) apresentou nesta quinta-feira (29), após o fechamento do mercado, os seus números do terceiro trimestre de 2020. O resultado veio acima do esperado em termos de receita e Ebitda, mas o lucro líquido ficou levemente abaixo das estimativas.
Os principais destaques positivos foram:
i) aumento na linha de receitas de 24,7 por cento na comparação anual;
i) queda nos custos e despesas na parte de operação e manutenção (O&M), o que gerou ganhos na margem Ebitda;
ii) pagamento de um dividendo de 0,52 reais por ação, acima do esperado;
A receita líquida foi de 821,3 milhões de reais, acréscimo de 24,7 por cento na comparação com o mesmo período do último ano. Este foi o primeiro resultado trimestral completo da companhia após a Revisão Tarifária Periódica realizada em julho.
Esse aumento na receita foi impulsionado pela receita da RBSE (Receita Básica de Sistema Elétrico) com impacto de 494 milhões no trimestre (415 milhões no 3T19).
O Ebitda foi de 668,5 milhões de reais, 34 por cento a mais que no 3T19. A margem Ebitda foi de 82,2 por cento, 5,2 pontos percentuais a mais que na comparação anual.
Já o lucro líquido foi de 400 milhões de reais, queda de 2,4 por cento na comparação anual. Porém, a taxa efetiva de IR impactou positivamente o resultado do 3T19 devido ao pagamento de Juro sobre o Capital Próprio, o que atrapalha a comparação na base ano contra ano nesta linha final do resultado.
O resultado da Isa Cteep foi bom, um pouco acima do esperado. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações TRPL4 na sessão desta sexta-feira (30). Porém, as recentes altas no preço das ações devem limitar o seu potencial de valorização no curto prazo.
A receita foi beneficiada pela revisão de tarifas realizada em julho, o que elevou a sua Receita Anual Permitida (RAP) para 2020/2021 de 2.634 milhões de reais para 3.131 milhões de reais, crescimento de 19 por cento. Combinada com a boa gestão de custos e despesas, foram observados ganhos interessantes nas margens operacionais.
Os ganhos de eficiência vieram principalmente da linha de pessoal, o que deve ter efeito duradouro para o futuro.
Dividendos na velocidade da luz: junto ao resultado, a companhia anunciou o pagamento de um dividendo intercalar de 0,52 reais por ação, o que equivale a um retorno do provento de 2,2 por cento na ação preferencial.
Os dividendos serão pagos em 13/11 e as ações serão negociadas “ex-dividendos” a partir de 05/nov.
A companhia já aprovou distribuição de dividendos de 594 milhões de reais em 2020, equivalente a 37 por cento do lucro líquido reportado nos nove primeiros meses de 2020.
Nos últimos 12 meses o retorno em proventos da companhia é superior aos 8 por cento. Os resultados da Isa Cteep, assim como a distribuição de proventos, ficaram imunes aos efeitos da Covid-19 no contexto econômico.
A companhia segue com confortável posição financeira. A sua alavancagem medida pela relação entre a dívida líquida e seu Ebitda dos últimos 12 meses fechou o trimestre em 0,9 vezes.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.