petrobras distribuidora

Números da BR Distribuidora

Na noite de ontem (10), após o fechamento de mercado, a BR Distribuidora divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2020.

Os números vieram fortes, devido à recuperação do volume de vendas de combustíveis para seus principais segmentos de atuação (Postos e Grandes consumidores) em relação ao trimestre anterior, o mais severo em termos de isolamento social e medidas de prevenção à pandemia.

Os principais destaques positivos foram:

i) Crescimento de vendas totais de 20,8 por cento em relação ao 2T20, puxados pelo Ciclo Otto (Gasolina e Etanol), diesel e coque, com aumento de 31,4 por cento, 18,2 por cento e 33,9 por cento respectivamente.

ii) Ebitda de 834 milhões de reais (métrica de geração de caixa potencial), crescimento de 1,8 por cento em relação ao terceiro trimestre do ano passado e indicador Ebitda por volume vendido de 88 reais por metro cúbico, um dos maiores patamares desde a sua abertura de capital.

Já os destaques negativos ficam com:

i) Volumes ainda baixos de vendas para o segmento de Aviação, ainda 58,5 por cento abaixo do registrado no 3T19, apesar da forte recuperação em relação ao trimestre anterior de 158 por cento.

ii) Despesas operacionais maiores devido ao provisionamento realizado para a compra de Créditos de descarbonização (CBios), de acordo com a meta regulada pela legislação da RenovaBio, já vigente, de 111 milhões de reais.

Os resultados da BR vieram bastante fortes, com a rentabilidade acompanhando a recuperação do volume de vendas. A margem Ebitda por metro cúbico ainda segue ligeiramente abaixo de seus pares diretos (Raízen com postos Shell e Ultrapar (UGPA3) com Ipiranga) que operam na faixa de 100 reais por metro cúbico. Acreditamos que o resultado tenha um impacto positivo no preço das ações (BRDT3) no curto prazo.

A empresa vem executando uma estratégia de melhora de margens trimestre a trimestre, com adoção de tecnologias, melhoria de contratos de venda e expansão gradual de sua rede de postos. Se não fossem pelos efeitos da nova regulamentação da RenovaBio (que impõe uma meta anual de compra de Créditos Carbono CBios emitidos pelos produtores de Biocombustíveis) as margens teriam alcançado 100 reais por metro cúbico, um excelente número para a companhia.

Em setembro a companhia pagou em torno de 1,1 bilhão de reais em dividendos, aproximadamente 4,5 por cento de retorno (dividend yield), um valor alto considerando uma empresa de distribuição que possuem margens apertadas. Mesmo assim a alavancagem financeira (Dívida Líquida por Ebitda) está em 1,3 vezes, um nível confortável e saudável para a companhia. Além disso a companhia obteve sucesso em alongar o perfil de suas dívidas com prazo médio de vencimento passando de 1,8 anos no 3T19 para 2,4 anos neste trimestre e reduzindo o custo médio de 6,3 por ano para 4,9 por cento ao ano.

Os principais pontos de observação na tese da companhia é a continuidade do crescimento de volumes acompanhado de melhora de margens e a distribuição de dividendos mais robustos que os pares do mercado.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.