Levante Ideias - Eleições

Duelo de gigantes

Com o iminente fim das eleições municipais, restando apenas a definição de 57 prefeituras em mais de 5.500 municípios ao redor de todo o País, o MDB e o Partido Progressista acabaram conquistando o maior e o segundo maior número, respectivamente, de eleitos (prefeitos e vereadores) no País.

Será interessante notar que a disputa acirrada entre os dois partidos será estendida para a sucessão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com as eleições marcadas para fevereiro de 2021. De um lado, é muito provável que o candidato sucessor de Maia seja Baleia Rossi (MDB-SP), líder do partido na Casa e com bom trânsito entre seus pares. De outro, o experiente deputado e líder do PP, Arthur Lira (AL), também considerado líder do Centrão, principal grupo que compõe a base aliada do governo hoje.

Ainda existem outros nomes que ainda buscam o apoio de Maia para as eleições legislativas, como os de Luciano Bivar (PSL-PE), Marcos Pereira (Rep-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Elmar Nascimento (DEM-BA) e Marcelo Ramos (PL-AM), mas Rossi parece ser mesmo o favorito do atual presidente da Câmara, que prometeu definir seu apoio após o segundo turno das eleições municipais, que ocorre no dia 29 deste mês.

Atualmente, a conjuntura estende certo favoritismo para o candidato a ser apoiado por Rodrigo Maia na Casa, apesar do Centrão – maior bloco da Câmara – já ter um candidato definido na figura de Arthur Lira.

Evidentemente, o melhor desfecho para o governo é a eleição de seu candidato, uma vez que um presidente da Câmara eleito por meio do apoio do Executivo será importante aliado para promover a agenda do Planalto.

O mercado irá acompanhar de perto, assim que terminar o segundo turno das eleições, o início das movimentações políticas para as eleições legislativas do ano que vem. Traz, ainda, certa apreensão o fato de que esse embate entre grupos de deputados e senadores vai se intensificar no mesmo momento em que o Orçamento de 2021, entre outras pautas atrasadas por conta das eleições, devem voltar à tona. Esperamos certa dose de volatilidade advinda da política doméstica, especialmente em dezembro.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.