O presidente da Itaúsa (ITSA3/ITSA4), Alfredo Setubal, revelou nesta quarta-feira (23) que a companhia deve investir até 2 bilhões de reais nos próximos anos nos setores de educação, saúde, saneamento e energia limpa. A companhia já participa de 20 processos não vinculantes de fusões e aquisições, com expectativa de que ao menos dois deles saiam do papel. A intenção é alcançar a marca de 10 a 12 empresas investidas em até 4 anos.
Interessam à Itaúsa empresas que i) tenham potencial de crescimento; ii) sejam geradoras de caixa e capazes de pagar dividendos; iii) estejam alinhadas aos princípios e valores de governança corporativa e ambientais da Itaúsa e iv) permitam a participação no seu bloco de controle e na gestão dos negócios.
Apesar desta “novidade”, Setubal mostrou-se tranquilo quanto à superexposição atual ao Banco Itaú (ITUB3/ITUB4), descartando, inclusive, investimentos em bancos digitais e fintechs. Atualmente, cerca de 90 por cento do valor de mercado total das suas participações provém da parcela de 37,4 por cento no capital do Banco Itaú.
Avaliamos como positiva as declarações do presidente da Itaúsa (ITSA3/ITSA4), pois acreditamos que o aumento da diversificação da carteira de empresas investidas é benéfico para os acionistas no longo prazo.
Contudo, não vemos impacto relevante nos preços das ações ITSA3/ITSA4 no curto prazo devido a esta notícia, que devem seguir uma dinâmica muito próxima ao das ações do Itaú (ITUB3/ITUB4). As ações do maior banco privado do Brasil ficaram pressionadas nas últimas semanas devido à sua sensibilidade ao ambiente macroeconômico e político relacionado às contas públicas.
Ademais, os investimentos de 2 bilhões de reais não mudariam, ao menos em um primeiro momento, de forma estrutural a carteira de investimentos em empresas da holding. Considerando que a companhia pague exatamente o valor do patrimônio líquido por ação nas adquiridas (sem ágio) e que, supostamente estas companhias negociem no ambiente de bolsa a um múltiplo Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP) de 1, a diluição das empresas investidas atualmente seria inferior a 2 por cento.
A despeito dos novos investimentos, a Itaúsa segue confiante na sua tese de investimentos no Banco Itaú, que, segundo Setúbal, sairá fortalecido dessa onda de digitalização no setor.
Vale notar que nós avaliamos como exagerada a reação do mercado com o momento atual dos bancos no Brasil. Temos recomendação de compra para as ações ITSA4 até o preço de 13,50 reais por ação.