Levante Ideias - Itausa

Resultado da Itaúsa

A Itaúsa (ITSA3/ITSA4) divulgou nesta segunda-feira (10), após o fechamento do mercado, o seu balanço referente ao 2T20. Por ser uma empresa de participações (holding) com praticamente 100 por cento do capital investido em companhias de capital aberto que já reportaram seus resultados previamente, os números não apresentaram grandes surpresas.

O principal destaque negativo foi na linha de lucro líquido recorrente, que totalizou 1.423 milhões de reais, queda de 41 por cento na comparação anual. Com isso, o seu indicador de Retorno Sobre o Patrimônio Líquido Recorrente (ROE) foi de 9,4 por cento no primeiro semestre de 2020, 8,4 pontos percentuais a menos que no mesmo período de 2019.

O Banco Itaú, principal companhia investida pela Itaúsa, apresentou queda de 42 por cento no seu lucro líquido recorrente no período, muito por conta do aumento das provisões para devedores duvidosos e a queda na sua receita de serviços com menor atividade econômica.

Outro importante fator a ser analisado no caso de Itaúsa – o desconto de holding, que demonstra o desconto do somatório do valor de mercado das suas participações (Itaú, Alpargatas e Duratex) em relação o valor de mercado das suas ações (Itaúsa) fechou o trimestre em 20,1 por cento, acima da média dos últimos trimestres.

Contudo, como em julho as ações da Itaúsa (ITSA4) apresentaram alta de 11,2 por cento e as ações do Itaú (ITUB4) subiram menos (5,7 por cento), o desconto “fechou” para 16,4 por cento no último mês.

Como o resultado não apresentou grandes novidades, esperamos que as ações da Itaúsa (ITSA3/ITSA4) apresentem um desempenho em linha com o Ibovespa na sessão desta terça-feira.

No ano as ações preferenciais da Itaúsa (ITSA4) recuam 23,6 por cento, desempenho inferior ao do principal índice acionário do mercado brasileiro, que recua 10,5 por cento.

Apesar do desempenho ruim das ações da companhia em 2020, a base de acionistas Pessoa Física passou de 363,5 mil em dez/19 para 750,5 mil pessoas em junho/20, um crescimento de 106 por cento.

Todas as companhias de capital aberto investidas (Banco Itaú, Alpargatas e Duratex) apresentaram queda nos seus lucros no 2T20 devido à Covid-19. Contra intuitivamente, o Banco Itaú foi o menos atingido a partir deste critério neste período, visto que a queda no seu lucro recorrente foi de 42 por cento, enquanto no caso de Alpargatas foi de 63 por cento e de Duratex de 97 por cento.

Além da queda no lucro, a Itaúsa terá seu potencial de distribuição de proventos, marca registrada da companhia, bastante reduzida em 2020. O Banco Central limitou temporariamente a distribuição de dividendos das instituições financeiras acima do mínimo estatutário, ou seja, o payout (parcela dos lucros distribuída através de proventos) do Banco Itaú, maior exposição da Itaúsa, não passará os 25 por cento do lucro líquido.

Com isso o dividendo anunciado juntamente com o resultado foi de apenas 0,02 reais por ação, com data de corte no dia 17/08 e pagamento em 26/08. O Retorno do Provento é de 0,2 por cento.

Esperamos que a retomada da distribuição de proventos se concretize em 2021. No momento as ações da Itaúsa (ITSA4) negociam com um dividend yield projetado 2021 próximo aos 4,5 por cento, um patamar que julgamos ser bastante atrativo. Nós temos recomendação aberta para a compra das ações ITSA4.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Novos investimentos da Itaúsa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.