Levante Ideias - Sinqia

Aquisições Sinqia e Intermédica

Na noite de ontem (04), após o fechamento do mercado, a Sinqia (SQIA3), líder em softwares para o setor financeiro do Brasil, e o grupo de Saúde NotreDame Intermédica (GNDI3) anunciaram novas aquisições.

A Sinqia anunciou a aquisição de 100 por cento da Itaú Soluções Previdenciárias (ISP), uma das principais fornecedoras de softwares e serviços para o segmento de previdência fechada, no valor de 82 milhões de reais.

Já o grupo NotreDame Intermédica também fechou um acordo para adquirir integralmente a Climepe, uma operadora de saúde verticalizada com mais de 25 anos de atuação em Poços de Caldas-MG, a apenas 130 quilômetros das operações já existentes da Companhia em Campinas-SP. O valor da aquisição é de 168 milhões de reais, com 33 mil planos de saúde (vidas), menos de 1 por cento da base total da Intermédica.

A NotreDame Intermédica continua seguindo a sua estratégia operacional de alto grau de verticalização em internações hospitalares e consultas realizadas na rede própria, o que vemos com bons olhos, apesar de a aquisição ser relativamente pequena dado o porte da NotreDame (0,5 por cento do valor da empresa/EV).

Já a aquisição da ISP é muito significativa para a Sinqia, que é reconhecida pelo longo histórico de aquisições bem-sucedidas.

Esperamos impacto levemente positivo no curto prazo para as ações da Intermédica (GNDI3), devido ao tamanho relativo menor da aquisição e; impacto positivo mais significativo para a Sinqia (SQIA3) devido ao tamanho da aquisição (a maior feita pela empresa em sua história).

Esta é a décima aquisição da Sinqia desde seu IPO em 2013, representando um incremento de 24 por cento em sua receita bruta. O valor da aquisição é de 82 milhões de reais, com 33,6 milhões de reais a serem pagos à vista.

Segundo nossas estimativas, a empresa pagou um múltiplo de 1,64 vezes a receita bruta, um pouco abaixo do múltiplo pago nas últimas aquisições da empresa por volta de 2,0 vezes. Em termos de EV/Ebitda o múltiplo pago ficou por volta de 8 vezes.

A compra da ISP vai adicionar 33 entidades de previdência ligadas ao Itaú à carteira de clientes da Sinqia, que é composta hoje por 370 empresas em quatro segmentos: bancos, fundos, previdência e consórcios.

Já a compra do grupo Climepe pela NotreDame Intermédica tem um múltiplo implícito de transação (pré-sinergias) em torno de 17x Ebitda 2019 (abaixo do histórico de 23x da companhia). O múltiplo pode ficar ainda melhor, considerando sinergias.

Há menos de dois meses, adquiriu o Grupo Santa Mônica (pequena operadora de planos de saúde) na região centro-oeste de Minas Gerais. Apesar da aquisição feita pela NotreDame Intermédica ser relativamente pequena, ela é estratégica pois está próxima ao cinturão montado pela companhia em São Paulo.

Para a Sinqia, a volta das aquisições era um dos principais catalisadores para a companhia. Até então a companhia vinha adotando uma postura mais conservadora, visando manter liquidez elevada e alavancagem baixa, diante do contexto de pandemia.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.