Levante Ideias - Guedes

A estratégia de Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, segue avançando com a proposta de criação de um novo imposto sobre transações após o aval do presidente Bolsonaro para levar o tema adiante. No início dessa semana, o ministro apresentou ao Planalto um plano para mitigar as resistências envolvendo o novo imposto, colocando contrapartidas para sua criação.

As contrapartidas seriam: reduzir pela metade a tributação sobre folha de pagamentos de empresas (empresas hoje pagam alíquota de 20 por cento sobre salários como contribuição à Previdência; esse número seria reduzido para 10); isenção de contribuição das empresas ao INSS para trabalhadores que ganham até um salário mínimo; ampliação da faixa de isenção do IR, de 1,9 mil reais para 3 mil) e o fim do IPI para eletrodomésticos.

Assim, a equipe econômica tenta angariar o apoio da indústria, do setor de serviços e também da classe média brasileira com as medidas. Lembrando que todas as medidas acima gerariam frustração de receita à União, mas a ideia é que o imposto sobre as transações digitais cubra esse prejuízo.

A saga do polêmico imposto continua. Espera-se o envio de um projeto formal ainda em agosto, contendo todos os detalhes sobre a criação deste imposto e as contrapartidas oficiais. Evidentemente, ninguém é contra, por exemplo, a desoneração da folha de pagamento de empresas.

A grande discussão é sobre se o novo imposto também não geraria grandes distorções. Ao que tudo indica, porém, empresariado e investidores estão dispostos a comprar a solução de curto prazo para ganhar um problema no longo. Até o envio oficial da proposta, o mercado vai continuar digerindo as novidades sobre essa discussão – especialmente de olho nas resistências do Congresso sobre o tributo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.