Levante Ideias - Centrão

DEM e MDB fora do Centrão

Nos próximos dias, o DEM e o MDB devem deixar oficialmente o bloco do Centrão na Câmara, de olho nas eleições para a Presidência da Casa marcadas para fevereiro de 2021. As duas legendas já atuavam com certa independência, mas acompanhavam as decisões do seu líder, o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL).

A decisão vem após divergências quanto à votação do Fundeb, ocorrida na semana passada. Lira tentou tirar de pauta a PEC, a pedido do governo, mas não teve sucesso e acabou irritando partidos como o DEM e o MDB. O requerimento para retirada de pauta é prerrogativa de líderes partidários e de blocos. 

A estratégia do MDB e do DEM é buscar formar uma aliança, apadrinhada por Rodrigo Maia, para promover o candidato à presidência da Câmara. Partidos de oposição ao governo devem ser procurados pelas siglas. Hoje, DEM e MDB têm, juntos, 63 deputados na Câmara e o desembarque do Centrão é relevante para o tamanho do bloco de, aproximadamente, 220 deputados. 

Anteriormente, siglas como PSL, PSDB e Republicanos já haviam deixado o Centrão para ter mais competitividade na disputa por relatorias e comissões relevantes na Câmara. PTB, Pros e Solidariedade também pensam na possibilidade de deixar o bloco com o objetivo de angariar um maior protagonismo nas negociações da Casa.

A saída de dois partidos de peso do Centrão criam mais dificuldades para Arthur Lira, que quer a cadeira presidencial da Câmara e tem o apoio do governo. O deputado já atua como líder informal do governo e está sempre alinhado às vontades do Planalto, tendo sido chave para consolidar essa nova aliança entre Executivo e Legislativo em 2020. 

Ainda que as eleições estejam distantes, é fundamental acompanhar a movimentação dos partidos nestes próximos meses. Para o governo, uma vitória de um candidato pouco alinhado a sua agenda vai atrapalhar bastante o andamento das reformas. No curto prazo, porém, investidores não devem sentir nenhum efeito prático da saída de DEM e MDB do Centrão.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.