Na coluna de hoje, vou falar sobre a abertura de capital (Initial Public Offering, IPO) do Grupo de Moda Soma, um dos maiores varejistas de moda no Brasil, com foco no público feminino de alta renda (classes A e B), com um total de 282 lojas, localizadas predominantemente em shopping centers.
Direto ao ponto
A minha recomendação é NÃO ENTRAR na oferta pública inicial (IPO) do Grupo Soma. Eu gosto da estratégia de negócios da empresa, mas acredito que a relação entre risco e retorno das suas ações não é favorável ao acionista. O crescimento dos lucros depende do sucesso da estratégia de aquisições. Por isso, prefiro ficar de fora da oferta neste momento e aguardar que o grupo Soma comprove sua capacidade de execução.
Motivos para ficar de fora do IPO do Grupo de Moda Soma
Em resumo, os três principais motivos para ficar de fora do IPO do Grupo de Moda Soma são:
- Valuation: o múltiplo preço/lucro 2021 da Soma Modas é de 24x, um número relativamente elevado quando comparado ao múltiplo de 27x da Lojas Renner (LREN3), que é referência em operação de varejo de vestuário;
- Boa parte dos recursos será direcionada para os acionistas por meio do pagamento de dividendos (304 milhões de reais, ou 24 por cento do total dos recursos da oferta) e não para crescimento;
- Baixo crescimento orgânico do portfólio de lojas e marcas atuais, com apenas 15 por cento dos recursos investidos em abertura de lojas e tecnologia omnicanal.
Poder da marca
As atuais marcas do Grupo são: Animale, Farm, Cris Barros, A.Brand, Fábula, Foxton, Off Premium e Maria Filó.
As duas principais marcas da companhia são Animale e Farm e representam 75 por cento da receita bruta total do Grupo Soma que totalizou 1,3 bilhão de reais em 2019.
A participação de mercado da companhia no mercado de vestuário feminino no Brasil é de 3,3 por cento, ocupando o 5º lugar.
Engajamento das redes sociais
A Companhia tem um total de aproximadamente 9,2 milhões de seguidores somando-se Facebook e Instagram. A Farm tem aproximadamente 1,3 milhão de seguidores no Instagram e 1,9 milhão de seguidores no Facebook, enquanto a Animale tem aproximadamente 1,3 milhão de seguidores no Instagram e 1,0 milhão de seguidores no Facebook.
Vantagens competitivas
As principais vantagens competitivas do Grupo Soma são: 1) marcas fortes e larga base de clientes (1,1 milhão); 2) forte cultura digital e de inovação; 3) plataforma digital lucrativa e rentável a nível operacional e financeiro; 4) estratégias multicanalidade; 5) braço tecnológico com o uso de big data e inteligência artificial via Soma Labs.
Múltiplos
No preço médio da oferta, com lote suplementar, as ações da Riva estão com múltiplo preço/valor patrimonial (P/VPA) de 1,5x. A Direcional (ex-Riva), com a sua operação apenas no segmento de baixa renda (Minha Casa, Minha Vida), tem múltiplo P/VPA de 1,25x.
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Abraços,
Eduardo Guimarães