A Hapvida (HAPV3) anunciou nesta quarta-feira (15), antes da abertura do mercado, a aquisição de 85,71 por cento do Grupo São José (que pode chegar a 100 por cento), companhia de saúde suplementar que opera em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
O valor da aquisição é de 320 milhões de reais no caso de aquisição integral (100 por cento), com 240 milhões de reais a serem pagos à vista e os 80 milhões de reais mediante a confirmação de condições definidas em cláusulas contratuais específicas (earn out). Em caso de cumprimento destas condições a parcela de “earn out” poderá ser acrescida em mais 80 milhões de reais.
O Grupo São José é um operador de planos de saúde e de hospitais com sede em São José dos Campos, interior de São Paulo. Hoje tem em sua carteira 51 mil beneficiários, dois hospitais, um terreno próximo a um desses hospitais e que está disponível para obras de ampliação e duas clínicas de pronto atendimento (uma localizada na cidade vizinha de Jacareí
De acordo com a companhia, o múltiplo de aquisição implícito na transação é de 7,6 vezes Ebitda, considerando ganhos de sinergia.
Com a aquisição a Hapvida aumenta sua participação no estado de São Paulo, que antes contava com operações em Ribeirão Preto (Grupo São Francisco) e Limeira (Medical), ambas aquisições realizadas em 2019.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições inerentes a operações desse tipo, como por exemplo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Acreditamos que a notícia da aquisição do Grupo São José é positiva para a Hapvida, pois insere a empresa em regiões ricas no interior de São Paulo. A companhia continua seguindo a sua estratégia operacional de alto grau de verticalização em internações hospitalares e consultas realizados na rede própria, o que vemos com bons olhos.
Acreditamos que esta aquisição, apesar de pequena (0,7 por cento do valor de mercado da Hapvida), é positiva para ações da Hapvida (HAPV3) no curto prazo, por estar em linha com a estratégia de crescimento através de aquisições e operação verticalizada de hospitais da companhia.
O Grupo São José conta 51 mil vidas, com dois hospitais totalizando 104 leitos (sendo 20 de UTI), uma clínica localizada em São José dos Campos e uma unidade ambulatorial com pronto atendimento em Jacareí (SP).
A sua região de atuação considera um agrupamento de municípios com cerca de 1,6 milhão de habitantes e cerca de 600 mil beneficiários de planos de saúde.
O Grupo São José encerrou 2019 com receita de aproximadamente 219 milhões de reais. O preço de aquisição (EV/Vida) de 6,3 mil reais, é um pouco acima das outras aquisições realizadas pelo grupo, no entanto a empresa tem uma série de sinergias para capturar, além de a aquisição ser estratégica em termos de inserção em uma região nova, o que justifica um múltiplo um pouco mais elevado.
A Hapvida já tem presença na região do Vale do Paraíba com o grupo São Francisco, com uma carteira de cerca de 20 mil beneficiários em planos odontológicos na região.
A aquisição reforça a presença da Hapvida no estado de São Paulo e vai ao encontro de sua estratégia expandir sua presença nas regiões onde não é líder por meio de aquisições, nas regiões onde não tem liderança.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Números melhores do que o esperado