A Levante traz as melhores ideias de investimento

Auxílio emergencial ajuda PIB

O auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal em tempos de pandemia deve amenizar a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2020. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizou um estudo que confirma nossa visão acerca do assunto.

A prorrogação de medidas que injetam recursos na economia tem impacto direto no tamanho da retração que será sentida neste ano. As estimativas do estudo apontam que o montante despendido até agora pode já ter melhorado o resultado em dois pontos percentuais. A transferência de recursos para famílias de baixa renda, com alta propensão marginal a consumir tende a gerar aumento instantâneo na demanda, o que ao nosso ver ocorreu como efeito das medidas e tende a continuar enquanto houver o auxilio. Lembrando que o resultado do varejo restrito em maio veio acima das expectativas.

Corrobora para essa visão a nota da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulgada na quarta-feira (8). Nela, destaca-se que o auxílio emergencial compôs mais de 93 por cento da renda dos domicílios mais pobres do país, tendo impactado fortemente os 30 por cento mais pobres da população.

Desde o início, o auxílio emergencial mostrava-se necessário para formar uma rede de proteção aos mais vulneráveis – aqueles que não possuem uma fonte de renda vinda do mercado de trabalho formal, ou mesmo qualquer tipo de fonte. Os dados recentes vêm demonstrando que a decisão de conceder o benefício, apesar de representar um gasto fiscal maior no curto prazo, foi acertada. O auxílio pode ter apaziguado a retração econômica ao acelerar a retomada das atividades e, consequentemente, a arrecadação dos entes federativos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um impasse sobre o auxílio

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.