Levante Ideias - Klabin

Klabin (KLBN11): novas políticas financeiras

A Klabin acaba de formalizar políticas financeiras que vão orientar o pagamento de proventos a seus acionistas e a trajetória do endividamento financeiro.

A primeira política é a formalização da meta de buscar realizar pagamentos trimestrais e, preferencialmente, sob a forma de juros sobre o capital próprio, além de vincular essa remuneração ao resultado operacional – a meta é que o valor total fique entre 15 por cento e 25 por cento do Ebitda ajustado.

A segunda é uma política formal de endividamento que prevê que a alavancagem financeira medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda em dólares ficará entre 2,5 vezes e 3,5 vezes. Esse índice poderá chegar a 4,5 vezes em períodos de investimento em expansão, como ocorre atualmente.

Em outra frente de melhoria de governança, a Klabin está avançando nas conversas com controladores e com a BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para encerrar o pagamento de royalties por uso da marca “Klabin”.

Listada no nível 2 de Governança Corporativa da B3, a companhia já atende a diferentes critérios obrigatórios para aquelas que são listadas no Novo Mercado e agora dá mais um passo rumo a uma governança corporativa de excelência. Por isso, esperamos por um impacto positivo em suas ações (KLBN11) no curto prazo.

O estabelecimento dessas referências também contribui para orientar a companhia na meta de dobrar seu valor de mercado em cinco a dez anos. 

Segundo Marcos Ivo, diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, nesse intervalo de 2,5 vezes a 3,5 vezes dívida líquida em relação ao Ebitda medido em dólares, a companhia estará confortável em assumir novos dispêndios ao mesmo tempo em que remunera seus acionistas. 

Por fim, a compra da marca que dá nome à companhia e suas derivadas pela Klabin é aguardada para os próximos meses e é outra notícia positiva para a companhia.

A companhia tentou resolver a questão no passado, mas o mercado não recebeu bem. Esta questão que é importante para melhorar a percepção de Governança Corporativa da empresa.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Klabin (KLBN11) – Aquisição de negócio de papelão ondulado da Internacional Paper

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.