Levante Ideias - Klabin

Klabin (KLBN11) – Aquisição de negócio

A Klabin (KLBN11) anunciou no domingo (29) a aquisição do negócio de embalagens de papelão ondulado da concorrente International Paper (IP) no Brasil por 330 milhões de reais, sendo 280 milhões a serem pagos à vista e o restante após 1 ano.

De acordo com o comunicado, o negócio da IP “possui capacidade de produção de 305 mil toneladas anuais e suas vendas representaram 6,6 por cento do market share do mercado doméstico de acordo com dados da Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO) em 2018. O escopo da transação inclui também as unidades de papéis para embalagens (fibra virgem e reciclados) com capacidade total de 310 mil toneladas anuais”. Além disso, foi esclarecido que o múltiplo da negociação é de aproximadas 4 vezes o múltiplo EV/Ebitda, considerando os ganhos de sinergia na operação.

A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições inerentes a operações desse tipo, como por exemplo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A notícia é positiva para os acionistas e esperamos impacto positivo nos preços das suas ações (KLBN11) no curto prazo, pois significa que a empresa está seguindo a estratégia de crescimento e consolidação no mercado de papéis/embalagens de papel, de forma a maximizar o valor para o acionista.

A aquisição de quatro unidades de papelão ondulado e três unidades de papeis para embalagens da IP significará uma ampliação na participação de mercado da Klabin, que atualmente detém cerca de 17,3 por cento do mercado doméstico e poderá aumentar a fatia em, no mínimo, 6,6 por cento.

Atualmente, o mercado interno corresponde a aproximadamente 50 por cento do volume vendido e 60 por cento da receita consolidada da Klabin.

Ademais, o preço de aquisição aparenta ser bastante vantajoso, posto que as ações KLBN11 negociam a um múltiplo EV/Ebitda mais elevado: na casa das 6,5x. Contudo, é importante mencionar que o múltiplo divulgado considera ganhos futuros de sinergia de 100 milhões de reais.

A Klabin possui endividamento líquido de 14,35 bilhões de reais, com relação dívida líquida/Ebitda de 3,3 vezes ao fim de dezembro de 2019. Essa aquisição dos ativos da IP deverá ter pouco impacto no nível de endividamento consolidado da Klabin.

Na semana passada, a Klabin anunciou a paralisação das obras no seu principal projeto de investimento: projeto Puma II no município de Ortigueira (PR), devido aos impactos do coronavírus.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Via Varejo (VVAR3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel