Levante Ideias - Dados

Há muitos números, nós dizemos quais importam

A manhã dos investidores começa com dois números brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas com idade para trabalhar que estão de fato ocupadas nunca foi tão baixo. Indicador pessimista. Já a Fundação Getulio Vargas (FGV) informa que a confiança no setor de serviços já superou metade da queda registrada nos primeiros meses deste ano. Indicador otimista (leia mais abaixo).

No Exterior, também há números relevantes. O índice dos gerentes de compras (PMI) da China em junho marcou 50,9, indicando economia em expansão e melhor que o esperado: as projeções indicavam 50,6. Otimista. Porém, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) britânico no primeiro trimestre indicou uma queda de 2,2 por cento, pior que o esperado. Pessimismo. Nesse mar de números, o que é informação e o que é ruído? 

Para se guiar, a Levante apresenta uma regra simples. Há dois tipos de indicadores. Os antecedentes, que tentam indicar uma direção futura para a atividade econômica. Por exemplo, o índice de confiança do setor de serviços, divulgado pela FGV. Ele mostra se os empresários estão confiantes (vão contratar e investir) ou não estão confiantes (e devem demitir e adiar investimentos). E os indicadores passados, que mostram o que ocorreu. Por exemplo, o número de pessoas que estavam sem ocupação em maio, informado pelo IBGE. É um número importante. Mas, em poucas horas, junho terá acabado e estaremos no segundo semestre de 2020. 

O número de maio é importante, mas é passado. Ele serve como um ponto de referência para podermos analisar o que está à frente, se é melhor ou pior do que o esperado pelos investidores, e se pode, portanto, fazer os preços dos ativos subir ou cair. Por isso, não se assuste com o mar de indicadores que todos os dias brilha nas telas de computador e nos celulares. Esse mar de números, em si, só tem significado com a separação entre o que é sinal e o que é ruído. E, principalmente, com o movimento dos mercados. No acumulado do ano, o Ibovespa está em queda de 19,2 por cento. Parece ruim. No entanto, desde o pior momento da pandemia, ele acumula uma alta de 50,6 por cento.

O que significa tudo isso? Hoje se encerra um dos semestres mais tensos, voláteis e imprevisíveis da história do mercado. Muitos perderam dinheiro, alguns fizeram fortunas. Se você acompanhou os conselhos da equipe de especialistas da Levante no Gabinete Anticaos, durante o pior momento da crise, e se você lê o que escrevemos todos os dias, você soube diferenciar o que é informação e o que é ruído.

Você está pronto para o segundo semestre? Nós estamos. Venha conosco.

INDICADORES – O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar chegou a 49,5 por cento no trimestre encerrado em maio, queda de cinco pontos percentuais em relação ao trimestre até fevereiro. É mais baixo nível da ocupação desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2012. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. A taxa de desocupação passou de 11,6 por cento, no trimestre até fevereiro, para 12,9 por cento no trimestre terminado em maio, atingindo 12,7 milhões de desempregados. 

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 11,2 pontos em junho, para 71,7 pontos, informou nesta manhã a Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar de ter acumulado uma alta de 20,6 pontos nos últimos dois meses, o índice recuperou apenas 48 por cento das perdas sofridas nos meses de março e de abril deste ano. Houve variação positiva do ICS nos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 7,0 pontos, para 64,0 pontos, fechando o semestre com perda de 28,9 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) cresceu 15,1 pontos, para 79,8 pontos, tendo avançado 32,5 pontos em maio e em junho.

O último pregão do semestre começa com um movimento de queda nos mercados brasileiro e americano. Como é o último dia do mês, do trimestre e do semestre, é bastante provável que haja uma volatilidade mais elevada devido aos movimentos de ajuste dos gestores de recursos. A última hora do pregão de hoje será muito importante para definir o rumo do dia.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: A confiança na retomada prossegue

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.