Levante Ideias - Brasilia

Centrão é oficialmente da base do governo

Nesta segunda-feira (25), uma reunião promovida pela liderança do governo na Câmara dos Deputados teve a presença formal de partidos do chamado “Centrão”, oficializando a entrada desse grupo político na base formal de apoio ao governo. 

O líder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO), conduziu a reunião para organizar a agenda legislativa prioritária para o governo. Estiveram presentes líderes partidários dos seguintes partidos: Progressistas (Arthur Lira – AL), Republicanos (Jhonatan de Jesus – RR), PRB, Patriota, PSC, PTB, PSD e PROS. 

A intenção de Bolsonaro é formar uma base que chegue a até 250 deputados na Câmara. Para isso, já estão sendo distribuídos cargos-chave de segundo e terceiro escalão da administração pública federal. 

O presidente se fortalece no Congresso ao formar uma base formal de apoio. Como já foi mencionado por aqui diversas vezes, o sistema político brasileiro condiciona o sucesso da agenda de governo a uma coalizão majoritária no Congresso, para que o Executivo colecione mais vitórias do que derrotas nas Casas Legislativas. A grande incógnita dessa nova aliança é o alcance sobre a agenda de reformas, a ser pautada (espera-se) no pós-pandemia.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Vídeo não traz bala de prata

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.