A Via Varejo (VVAR3) anunciou nesta segunda-feira (4/abr), através de fato relevante, a situação atualizada de diversas questões importantes relacionadas às suas operações e negócios em meio ao contexto da pandemia do coronavírus.
De acordo com o comunicado, das suas 1.073 lojas físicas, 224 já foram reabertas em consonância às regras de cada município, e que elas “vêm apresentando performance de vendas similar aos níveis de faturamento anteriores ao início da pandemia”.
Além disso, ela afirmou que em alguns dias das últimas semanas o seu faturamento tem batido os 70 por cento do orçamento total previsto para 2020 (e-commerce e lojas físicas).
Ademais, foi esclarecida a sua política de pagamento de aluguéis referentes a março. Segundo a companhia, ela realizou os pagamentos relativos àquele mês com diversos descontos e concessões concedidas pelos locadores mas que, via de regra, tem buscado a isenção total do aluguel nos períodos na qual as unidades ficaram fechadas, inclusive através de ações judiciais.
Embora boa parte das informações apresentadas pelo comunicado já tenham sido divulgadas anteriormente, a atualização da situação através de fato relevante materializa o bom desempenho da empresa em meio ao coronavírus e avaliamos como positivo os seus esforços em comunicar e esclarecer a sua situação de forma transparente e organizada.
Esperamos impacto positivo no preço das ações, muito embora as suas recentes altas possam limitar o potencial de valorização no curto prazo.
As ações Via Varejo (VVAR3) apresentam queda de 15 por cento no ano, desempenho bastante superior à queda de 31,8 por cento do Ibovespa. Em abril, enquanto a recuperação da média do mercado foi de 10,2 por cento, as suas ações se valorizaram 73,9 por cento.
O principal destaque do comunicado é a melhora do desempenho do segmento de e-commerce, que tem conseguido compensar boa parte das vendas perdidas no varejo físico. De acordo com o levantamento de dois institutos de pesquisa de mercado online, a Via Varejo tem conseguido aumentar de forma expressiva a sua participação de mercado com crescimento de vendas online acima da média do setor.
Outro ponto importante foi sobre sua recente aquisição – a empresa de logística Asaplog. A Via Varejo, que estima ter adiantado em 12 meses todos os esforços necessários para obter um sistema logístico como o adquirido, espera contar com 180 Mini Hubs até o final de ano, cuja função será funcionar como pequenos centros de distribuição.
O principal catalisador das ações da empresa no curto prazo é o ritmo da retomada das atividades econômicas no país.
Será importante acompanhar os dados de vendas brutas no período, teremos mais informações no dia 13 de maio, quando será divulgado o resultado do primeiro trimestre de 2020 da Via Varejo.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: