A Levante traz as melhores ideias de investimento

Quais as melhores opções de investimentos para o curto prazo?

Muitas pessoas que começam a investir ficam em dúvida sobre quais as melhores opções de investimentos para o curto prazo. Essa dúvida é muito pertinente, ainda mais tendo em vista que a grande maioria está iniciando o processo de crescimento de patrimônio e não tem ainda muitos conhecimentos sobre o mercado financeiro e suas diversas opções.

=> BAIXE O MANUAL DE AÇÕES

E já fica o alerta logo de cara: investir a curto prazo não serve apenas para os novos investidores. Até mesmo os mais experientes também podem (e devem) se preocupar com isso. Afinal, ninguém sabe quando vai surgir um fato urgente que gere uma necessidade de dinheiro como, no pior dos casos, uma necessidade médica, uma boa oportunidade de comprar um carro ou uma casa nova, ou ainda mesmo a viagem dos sonhos com um ótimo preço.

Para objetivos de prazo mais curto, é preciso buscar por características diferentes das de médio e longo prazo. É fundamental apresentar principalmente segurança e liquidez, diferentemente dos investimentos que têm um horizonte maior e focam em uma boa rentabilidade.

Veja também: Faça os juros baixos trabalharem a seu favor

Entenda o que é o Tesouro Direto

Como investir com pouco dinheiro

Investindo com liquidez e segurança

Gerir dinheiro para o curto prazo significa investir em ativos com liquidez e segurança, mas o que significa isso afinal das contas?

No quesito da segurança, investimento de baixo risco, o que importa é que esse investimento não pode ter variações fortes (como as ações, por exemplo). Afinal, imagina precisar do dinheiro investido justamente em um dia de forte queda do mercado?

Outra opção é aplicar em títulos com baixo risco de crédito, já que ninguém quer investir em um título de algum banco ou empresa que quando não tem fundos quando há a necessidade do resgate.

Além disso, o investimento de curto prazo precisa ser líquido, ou seja, os recursos solicitados caem na conta em um ou dois dias, no máximo. Não adianta optar por ter segurança, mas só conseguir o resgate do valor investido em questão de meses ou anos.

Mas e agora, onde posso conseguir esse tipo de investimento? Sem dúvida, a aplicação correta para essas necessidades está na Renda Fixa, com ativos pós-fixados que geram uma liquidez diária.

E antes de maiores explicações, um parêntese aos novos no fantástico mundo dos investimentos: pós-fixado significa que o valor aplicado é corrigido diariamente pela taxa Selic. Em outras palavras: se você tem R$ 1.000,00 hoje e a Selic diária é de 0,03%, amanhã você terá R$ 1000,30.

Evite os 5 maiores erros dos investidores

Aprenda a planejar a aposentadoria

Você deve estar se perguntando: mas afinal, quais são os ativos, fundos, e títulos que se enquadram nessa necessidade? A resposta está logo a seguir.

Os melhores investimentos de curto prazo

  • Tesouro Selic

Sem nenhuma dúvida, a opção mais indicada para pessoas que buscam segurança, liquidez e rentabilidade no curto prazo, é o Tesouro Selic, disponível no Tesouro Direto.

Explicando de uma forma simples, esse título é pós-fixado e não sofre nenhum risco de flutuações de preço. Ele oferece liquidez diária, então não há carência para o resgate, que pode ser feito a qualquer momento. Além disso, há um baixíssimo risco de crédito, já que esse título é emitido pelo Tesouro Nacional.

Para ver mais detalhes e tirar dúvidas sobre esse tipo de investimento, é só entrar no site do Tesouro Direto.

  • CDBs (com liquidez)

Outra opção para investimentos de curto prazo são os Certificados de Depósito Bancários, os CDBs. Em outras palavras, é a maneira que os bancos captam dinheiro para realizar empréstimos.

Mas, nesse caso, você deve prestar atenção em alguns fatores. Esses ativos nem sempre têm liquidez diária, então tenha certeza disso antes de aplicar. Outro ponto de cuidado é que no mercado brasileiro existe uma grande quantidade de bancos com riscos de crédito diversos, então escolha sempre uma instituição sólida e confiável.

E também não se esqueça de que a rentabilidade do título não pode ser inferior ao do Tesouro Selic (subtraindo o custo de 0,30% das taxas de custódia). Afinal, não tem porque investir em um título com rentabilidade inferior à de um título público.

  • LCIs e LCAs (com liquidez)

As famosas Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) também são ótimas opções para investimentos de curto prazo. Mas, assim como os CDBs, é preciso ficar atento à liquidez dos títulos, pois há uma grande quantidade deste tipo no mercado.

Outro ponto que exige muita atenção para quem vai investir em LCI ou LCA, é que esses títulos são isentos de Imposto de Renda. Essa isenção, no entanto, não significa que os bancos irão oferecer taxas próximas ao rendimento do CDI. A ideia das instituições é emitir títulos com rendimentos líquidos que, quando comparados com outros investimentos, fiquem parecidos.

  • Fundos referenciados DI

Além do Tesouro Selic, CDBs, LCIs e LCAs, os fundos referenciados DI também podem ser uma forma de investimento de curto prazo com liquidez.

Mas o que é um Fundo Referenciado DI? É um fundo criado pelos bancos e gestoras que tem como objetivo prover aos seus clientes um instrumento de investimento atrelado ao CDI (Selic) com liquidez. Geralmente esses fundos aplicam grande parte de seus recursos em títulos públicos e uma pequena parcela em títulos de renda fixa de emissão privada para tentar aumentar a rentabilidade.

Mas por que esta opção ficou por último? É necessário tomar um cuidado diferente com essa modalidade, já que as aplicações não são muito diferentes da primeira opção. O que pega, neste caso, é que às vezes os custos de administração dos fundos são altos, prejudicando e muito a rentabilidade.

Sendo assim, quando for decidido utilizar fundos DI, a performance passada do fundo deve ser analisada. Para ser viável, ele deve corresponder a pelo menos 95% do CDI, caso contrário as opções apresentadas anteriormente são melhores.

 Gostou do artigo sobre quais são as melhores opções de investimentos para o curto prazo? Compartilhe o link nas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem um pouco mais sobre o tema. E não se esqueça de seguir o perfil da Levante no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.

Bons investimentos!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.