Levante Ideias - Bolsonaro

O pronunciamento de Bolsonaro

O pronunciamento de Bolsonaro

Na noite desta terça-feira (24), Jair Bolsonaro veiculou nas rádios e televisões um pronunciamento oficial de cinco minutos para pedir ao país que volte à “normalidade”. Em seu discurso, o presidente criticou a imprensa por criar “histeria” em relação ao coronavírus e também os governadores por lidarem com a pandemia como se o país fosse “terra arrasada”.

Ainda, Bolsonaro criticou o fechamento de escolas, a restrição dos transportes públicos e o confinamento em massa, indicando que todas essas medidas seriam prejudiciais ao emprego a às famílias. Com o discurso, o presidente abandonou o tom moderado e conciliador que tinha proposto a desenvolver com outros entes federativos.

A fala não foi alinhada com nenhum ministro da Esplanada e seguiu as diretrizes de um grupo de assessores ligados ao vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) – um dos comandantes da “ala ideológica” do governo. Bolsonaro pai fez questão de mencionar a mídia como propagadora de pânico e pavor e, ainda, diferenciou o Brasil da Itália pelo “número de idosos e clima totalmente diferente”. Voltou, também, a chamar o coronavírus de gripezinha.

O pronunciamento vai na contramão dos esforços para apaziguar a relação entre Poderes e entre os entes federativos. Vai, inclusive, na contramão de sugestões de outras alas do governo, podendo criar desconforto interno. Com o discurso, Bolsonaro demonstra sua real opinião sobre o tema e exagera na irresponsabilidade. A reação à fala foi negativa e englobou não só a oposição, mas outros espectros ideológicos que não o bolsonarismo.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Coronavírus: os seis estágios de uma crise, em qual estamos agora?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.