Levante Ideias - Domingo de Valor

Coronavírus: os seis estágios de uma crise, em qual estamos?

Acabo de ver no noticiário que o Brasil já tem mais de 1.100 casos confirmados infectados com o coronavírus (Covid-19). Já são praticamente três dias seguidos de entrevistas coletivas na TV com o presidente da república, Jair Bolsonaro, o ministro da saúde, Henrique Mandetta e demais ministros do Governo Federal, longo pronunciamento seguido de sessão de perguntas e respostas.

Estou escrevendo a coluna Domingo de Valor desta semana na minha casa, pois a Levante fechou o seu escritório em São Paulo e determinou que todos os colaboradores trabalhassem em casa (home-office).

O momento é bastante sério e grave, medidas responsáveis são necessárias e muito importantes. O mais recomendável é ficar em casa, evitar aglomerações e manter distância segura (1,5 metro) de outras pessoas, sempre com higienização com álcool em gel.

Estou seguindo à risca a quarentena geral, ficando em casa e evitando contato. Confesso que estou ainda meio em choque com a velocidade do contágio e dispersão do Covid-19 pelo Brasil.

Nada mais será como antes

Uma crise sem precedentes, totalmente inesperada, um verdadeiro “cisne negro” que pegou todo mundo desprevenido, inclusive gestores de fundos de investimentos, economistas, analistas, especialistas no mercado financeiro em geral.

Quando o coronavírus surgiu na China, todos subestimaram o seu potencial de contágio e os seus impactos na economia global. Agora o momento é de pânico geral e não sabemos muito bem o que fazer com essa situação tão inusitada: todo mundo em casa, tudo fechado, o País parado e o crescimento do PIB em 2020 foi embora.

Não existe nenhum mal que dure para sempre, mas a pergunta que fica é: quando essa quarentena do coronavírus vai passar?

Antes de responder à pergunta pretendo mostrar os seis estágios de uma crise, por Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central e atualmente economista chefe do banco suíço UBS Brasil.

Seis estágios de uma crise

Existem seis estágios clássicos de uma crise, algo meio simples, mas não trivial.

  1. Algo muito ruim acontece e ninguém reconhece
  2. Os mercados reconhecem, mas desprezam
  3. Os mercados entram em pânico, mas os governos não reconhecem e desprezam
  4. Os governos entram em pânico
  5. Os mercados não acreditam nos governos e se mantém em pânico
  6. As medidas começam a surtir efeito, o pânico domina, logo depois os mercados se recuperam

Atualmente estamos entre os estágios 4 e 5.

O estágio 1 aconteceu no final de janeiro, logo depois do ano novo lunar chinês, bolsas de valores nas máximas e nenhum problema.

Em fevereiro começaram a ser divulgadas informações sobre o coronavírus na China, o mercado reconheceu, mas desprezou (estágio 2) sem diminuir a exposição ao risco, bastante comprado em bolsa de valores.

A semana do dia 10 de março marcou o início do pânico, com forte queda nas bolsas (circuit breakers), mas os governos não fizeram muita coisa, o estágio 3.

O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) começou a reconhecer quando fez um corte emergencial na taxa de juros (0,5 ponto percentual), o que teve inicialmente efeito positivo no mercado, mas logo depois os mercados começaram a ficar preocupados (estágio 3 para 4).

Depois disso o Fed praticamente zerou a taxa de juros (corte de 1,0 ponto percentual), governos em pânico (estágio 4 puro), e ofereceu um pacote de recursos de 1,5 trilhão de dólares que não fez nem cócegas no mercado.

Os bancos centrais do mundo seguiram o exemplo e reduziram as taxas de juros e ofereceram auxílios monetários para aumentar a liquidez dos mercados.

Do ponto de vida de saúde, os Estados Unidos demoraram para reconhecer a gravidade do Covid-19, com medidas de prevenção à disseminação do coronavírus.

A Itália, com uma população mais idosa, foi bastante afetada e reagiu tardiamente no isolamento do país. O Brasil também está nessa curva: até a semana passada a vida era normal, todo mundo na rua e no trabalho e o Covid-19 sendo espalhado.

Finalmente essa semana o Governo brasileiro parece ter acordado para a gravidade da situação, as empresas reagiram (home-office) e as pessoas se conscientizaram que devem ficar em casa.

Tudo indica  que estamos perto do fim do estágio 5, o mercado ainda continua em pânico e não acredita nos governos. Na bolsa de valores o movimento de correção foi bastante forte, com queda de 35,6% no Ibovespa em março e de 42,0% no acumulado de 2020. Parece que estamos chegando ao fim do poço, mas a volatilidade continua e no fundo do poço pode ter um alçapão.

Informações vindas da China

Eu não sou fã de teorias da conspiração, mas eu fico desconfiado com as informações sobre a economia chinesa. Um país continental que tem a maior população do globo, mas de alguma eles conseguem divulgar o resultado mensal das vendas totais do varejo no país inteiro no 5º dia do mês seguinte.

Assim, eu diria que o mundo todo acabou subestimando os impactos do coronavírus quando ele foi revelado na China. Todo mundo aceitou numa boa o isolamento total da província de Wuhan na China e pensamos que o Covid-19 não chegaria no Brasil e que os impactos na economia ficariam restritos à China.

Eu pensei que a economia brasileira seria afetada apenas na “segunda derivada”, ou seja, determinada pelo grau de desaceleração da economia chinesa, muito mais importante para as empresas brasileiras exportadoras de commodities (petróleo, minério de ferro, celulose, aço e até mesmo proteína animal).

Em nenhum momento imaginei que o Covid-19 iria afetar o consumo e o varejo brasileiro. Neste fim de semana, a cidade de São Paulo inteira deverá ficar em casa. Foram fechados shopping centers, academias, parques, cinemas, grandes eventos como shows e concertos, comércio de rua, bares e alguns restaurantes.

O que eu teria feito de diferente

Reduzir a parcela de ativos de risco, realizar posições com seguro (hedge) em ouro (ou dólar) e ficar com uma sólida posição de caixa. Além disso, reduzir  participação de empresas de commodities e escolher empresas com menor nível de endividamento.

Assimetria no mercado

Tenho convicção de que as ações na Bolsa estão sendo negociadas com base no pânico/medo/emoção dos investidores e não levando em conta os fundamentos econômicos das empresas.

Podem contar comigo na hora do caos

Eu tenho 20 anos de experiência no mercado financeiro e pretendo ficar a seu lado durante esse período caótico no mercado financeiro, para explicar de maneira simples e direta sobre o que está acontecendo na bolsa de valores e quais os impactos para os seus investimentos.

Junto com os meus sócios na Levante Ideias de Investimento, prezamos muito pela educação financeira dos investidores e pela qualidade dos nossos conteúdos de análises financeiras.

Um abraço,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.