Congresso nacional opera com capacidade reduzida

O congresso nacional pode operar com capacidade reduzida durante este perído de incertezas quanto ao coronavírus e aos mercados. Como havia comentado, a possibilidade de o coronavírus atrapalhar a pauta legislativa se tornou realidade. Dada a situação delicada no Brasil, parlamentares devem deixar de lado a agenda de reformas. Eles devem fazer isso para concentrar tempo e energia em prol da aprovação de projetos de enfrentamento da crise na saúde e seus efeitos na economia.

Além disso, deputados e senadores do congresso nacional deverão tomar cuidados extras em relação a reuniões maiores – caso de sessões plenárias e de grandes comissões. Nesse sentido, as reformas e as PECs devem ficar prejudicadas no curto prazo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se pronunciou sobre o tema. Maia afirmou que “só vai ao plenário se tiver acordo para votar matérias relacionadas ao coronavírus”. No entanto, a suspensão dos trabalhos legislativos, por ora, está descartada.

O congresso nacional e as reformas daqui em diante

O atraso nas reformas vai deixando a janela para aprovação, em 2020, ainda mais estreita. É claro que existe uma situação extraordinária em curso, mas ao mesmo tempo algumas medidas – como a PEC Emergencial – são urgentes para a solvência fiscal de estados e municípios.

A autonomia do Banco Central, a Lei de Falências e as PECs do Plano Mais Brasil ficam, portanto, para quando a crise passar. O calendário da reforma tributária também atrasará. Pelo menos, ainda há comprometimento com a agenda de reformas por parte de líderes parlamentares do congresso nacional. Do lado negativo, temos mais uma variável – e essa, sim, pouco previsível. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Congresso derruba veto e aprova pauta-bomba

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.