Levante Ideias - Bolsonaro

Veto a Orçamento Impositivo é mantido

Veto a Orçamento Impositivo é mantido

O Congresso Nacional, em sessão conjunta na tarde de ontem (4), manteve o veto do presidente Bolsonaro sobre a nova execução do Orçamento Impositivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. O veto foi mantido pelos deputados, não precisando passar pelo crivo dos senadores, após acordo entre governo e Legislativo.

Com isso, o Planalto fica com a prerrogativa de definição da execução de emendas de comissão e do relator do Orçamento, que equivalem a cerca de 30 bilhões de reais do montante orçamentário para 2020. Segundo o acordo, o Congresso deve destinar dois terços dessa quantia e o outro terço ficará para o governo decidir onde e como gastar.

Após desentendimentos entre os poderes, pode se considerar uma vitória para o governo a manutenção do poder de decisão sobre essa parcela do orçamento – ainda mais porque as despesas discricionárias, cujas emendas fazem parte, estão nas mínimas históricas. O desfecho da questão, porém, ficou só para a semana que vem: o Congresso irá votar os projetos enviados pelo Executivo para a regulamentação dessa divisão sobre o Orçamento Impositivo. A matéria deve chegar ao plenário na terça-feira (10).

Havia um receio de que o veto presidencial fosse derrubado, comprometendo a capacidade orçamentária do governo (já bastante restrita) e comprometendo, possivelmente, o funcionamento da máquina pública. O acordo sela a “paz” entre Executivo e Legislativo, depois de atritos nas últimas semanas.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Mercado reduz expectativa para o PIB de 2020: boletim Focus mostra estimativa de 2,23%

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.