Sulamérica (SULA11) – Resultado do quarto trimestre de 2019
O resultado do quarto trimestre de 2019 da Sulamérica (SULA11) foi bom e veio em linha com as expectativas em termos de lucro líquido, que totalizou 453 milhões de reais no trimestre e 1,2 bilhão de reais em 2019, aumento de 30,7 por cento em relação a 2018.
O principal ponto positivo foi a melhora na margem bruta operacional, com aumento de 15,8 por cento no lucro bruto, impulsionado pela queda no índice de sinistralidade (74,3 por cento) com ganho de 0,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2018.
No lado negativo destaque para o aumento das despesas operacionais e queda no resultado financeiro.
A carteira de beneficiários de planos de saúde e planos odontológicos atingiu 4 milhões de beneficiários, crescimento de 17,3 por cento em relação a dezembro de 2018.
A receita operacional totalizou 5,8 bilhões de reais, crescimento de 7,6 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido foi positivamente afetado por uma reversão de passivo fiscal diferido no valor de 50 milhões de reais.
Outro ponto positivo foi a rentabilidade do portfólio de ativos próprios: 122,5 por cento do CDI no trimestre e 116,8 por cento do CDI em 2019. A Sulamérica encerrou 2019 com um total de 46 bilhões de reais em ativos sob gestão, aumento de 10,7 por cento em relação a 2018, com forte aumento em ativos de terceiros e fundos de previdência.
Esperamos impacto ligeiramente positivo no preço das ações (SULA11) no curto prazo, pois parte do aumento da rentabilidade da companhia, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 17,6 por cento, já está incorporadora ao preço das ações.
A companhia entregou um dos melhores resultados em termos de redução nos índices de sinistralidade desde 2010, com bom controle sobre as despesas operacionais, que diminuíram como percentual da receita: 8,3 por cento em 2019 (8,7 por cento em 2018).
A venda de divisão de seguros de automóveis para a Allianz deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2020.
O resultado teve a ajuda de alguns itens não recorrentes, mas mesmo assim a companhia conseguiu melhorar a rentabilidade na sua operação. Acreditamos que a companhia está no caminho certo para o crescimento dos lucros no futuro.
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