Foto panorâmica de Brasília

Uma tarde movimentada em Brasília

Uma tarde movimentada em Brasília

A tarde de ontem foi movimentada para o Governo Federal. O presidente Jair Bolsonaro recebeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, no Palácio do Planalto para discutir sobre os projetos de reforma administrativa e tributária. Enquanto esperava o ministro, o presidente afirmou que o governo está na “iminência” de encaminhar a reforma administrativa ao Congresso. Outras fontes dizem que a reforma deve chegar na semana que vem às Casas Legislativas, sem falta.

Ainda na tarde desta quinta-feira (6), uma edição extra do Diário Oficial da União exonerou o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e nomeou em seu lugar o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Marinho foi extremamente importante nas articulações políticas no Congresso para a aprovação da Nova Previdência e agora assume importante pasta. Bolsonaro comentou sobre a situação de Canuto e disse que o ex-ministro deve ser realocado para a Dataprev (empresa pública de Tecnologia da Informação e Comunicação).

O envio tardio da reforma administrativa ao Congresso é positivo para deixar a ideia de uma (necessária) reforma no setor público – que sofre pressão contrária de diversas classes de servidores – amadurecer nas Casas Legislativas e também na sociedade. Como já comentei, acredito que a prioridade do governo não será essa em 2020. Nesse sentido, a reforma administrativa deve ficar para o fim do mandato.

Já a nomeação de Marinho esfria de vez os rumores de que o secretário especial poderia substituir o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que parece ter se entendido com Bolsonaro. Não esperamos grandes efeitos no mercado no que se refere à dança das cadeiras.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O Congresso está de volta

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.