Levante Ideias - Banco do Brasil

Banco do Brasil (BBAS3) – Privatização da BB DTVM

Banco do Brasil (BBAS3) – Privatização da BB DTVM

O Banco do Brasil (BBAS3) está buscando um sócio estrangeiro para a sua gestora de recursos, a BB DTVM. A ideia do banco é vender 50 por cento mais uma das ações de uma joint venture a ser criada. O modelo deverá reproduzir a parceria realizada pelo BB com o banco suíço UBS Warburg, na área de banco de investimentos.

As empresas interessadas em participar do processo competitivo precisam ter no mínimo 400 bilhões de dólares sob gestão e atuação relevante nos mercados de renda variável e ETFs (fundos de índices). Segundo o presidente do BB Rubem Novaes: “Uma das carências que a gente está suprindo é a capacidade de distribuição lá fora, a placa internacional”.

A BB DTVM é a maior gestora de recursos do Brasil, com mais 1 trilhão de reais em ativos, com participação de mercado de 20 por cento.

A notícia da privatização da gestora de recursos do Banco do Brasil (BBDTVM) é positiva para o banco. Esperamos impacto positivo no preço das ações (BBAS3) no curto prazo.

O principal objetivo do BB com essas privatizações é diminuir a diferença em termos de gestão e melhores práticas para os grandes bancos privados (Itaú e Bradesco). Dessa forma, o BB terá mais flexibilidade para remunerar os profissionais alocados nessas parcerias e, assim, reter talentos.

A nova administração do BB, sob o comando de Rubem Novaes, tem buscado ganhos de eficiência, produtividade e aumento do retorno sobre o patrimônio líquido (ROE).

Acreditamos que a parceria na gestão de recursos deverá melhorar a percepção de risco dos investidores, sobretudo estrangeiros, sobre o Banco do Brasil.

A melhora da rentabilidade, medida pelo retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), aliada à melhora na classificação de risco (rating) do BB deverá ser positiva para o desempenho das ações também no longo prazo.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: BNDES inicia venda das ações ordinárias da Petrobras (PETR3)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.