Levante Ideias combustível

Presidente da Petrobras nega pressão por preço (PETR3, PETR4)

Presidente da Petrobras nega pressão por preço (PETR3, PETR4)

Em reunião na sede do Ministério de Minas e Energia com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Bento Albuquerque, o atual presidente da Petrobras (PETR3, PETR4), Roberto Castello Branco, negou que tenha sido pressionado pelo governo para intervir no preço dos combustíveis. Ele ainda declarou que recebeu “manifestações do presidente e do ministro de total respeito à lei”, referindo-se à liberdade na política de preços.

A respeito da forte influência da companhia no mercado de refino, ele afirmou que o movimento de desinvestimento nos parques está em curso, reduzindo sua fatia de mercado de 98 por cento para 49 por cento ao longo deste ano e de 2021, em acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para evitar multas. Ademais, das oito refinarias em venda, ele espera receber nos próximos dias ofertas não-vinculantes pela refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará e Unidade de Industrialização do Xisto (Six), no Paraná. Já existem propostas não vinculantes para outras cinco refinarias, recebidas em novembro de 2019.

A venda das refinarias representa a continuidade do programa de desinvestimento da estatal, com vistas a melhorar a geração de caixa, a reduzir as dívidas e a concentrar as atividades na parte de extração e produção do pré-sal.

E Eu Com Isso?

No curto prazo, a notícia é positiva para as ações da Petrobras pois representa uma mitigação do risco de interferência do governo na empresa. Ou seja, ela terá aval para repassar o preço maior do petróleo praticado no mercado internacional. Porém, joga contra o grande volume de vendas das ações a ser realizado até o próximo mês, quando o BNDES irá se desfazer das suas participações.


* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Petrobras (PETR3, PETR4) anuncia pagamento de juros sobre capital próprio (JCP)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.