Tensões no Oriente Médio – Barril de pólvora (ou petróleo?)
O preço do barril do petróleo tipo Brent no mercado futuro abriu em alta de mais de 4 por cento nesta manhã de sexta-feira, sendo negociado próximo aos 70 dólares o barril na bolsa de valores de Londres.
Este aumento é resultado do ataque americano a Bagdá. De acordo com o Pentágono, o grupo paramilitar estava planejando ataques a diplomatas e militares americanos no Oriente Médio
É importante salientar que tanto Iraque como Irã são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cartel que detém cerca de 75 por cento das reservas mundiais de petróleo. Uma possível retaliação comercial ao ataque por parte da Opep pode incluir a diminuição do volume da produção pelos países membros, o que tende a puxar o preço do barril para cima dada uma menor oferta para uma constante demanda mundial.
E Eu Com Isso?
O aumento do preço de petróleo no mercado internacional por si só é positivo para a Petrobrás, em especial após política de preços implantada na gestão Pedro Parente.
* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Petrobras pretende vender subsidiária de Biodiesel