XP e Itaú cisão – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 04 Oct 2021 13:24:36 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png XP e Itaú cisão – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Acionistas do Itaú recebem BDRs da XP https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/acionistas-do-itau-recebem-bdrs-da-xp https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/acionistas-do-itau-recebem-bdrs-da-xp#respond Mon, 04 Oct 2021 12:38:21 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=31475 Na sexta-feira (01), a assembleia da XP (NASDAQ:XP) aprovou a incorporação das ações da XPart, extinguindo a companhia. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da XP começam a serem negociados na B3 nesta segunda-feira (04). Dessa forma, os acionistas do Itaú (ITUB3/ITUB4) passarão a ter participação direta na corretora. Além do reajuste nas ações do Itaú… Read More »Acionistas do Itaú recebem BDRs da XP

O post Acionistas do Itaú recebem BDRs da XP apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Na sexta-feira (01), a assembleia da XP (NASDAQ:XP) aprovou a incorporação das ações da XPart, extinguindo a companhia. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da XP começam a serem negociados na B3 nesta segunda-feira (04). Dessa forma, os acionistas do Itaú (ITUB3/ITUB4) passarão a ter participação direta na corretora.

Além do reajuste nas ações do Itaú em seu preço de abertura, seus acionistas poderão negociar os BDRs da XP diretamente na bolsa brasileira.

A troca de participações se dará conforme proporção definida pela empresa sem que gere prejuízo algum aos seus acionistas.

Ou seja, o patrimônio total do acionista do Itaú se manterá o mesmo, só que agora será composto por ações do Itaú (ITUB3 ou ITUB4) e as BDRs da XP.

As eventuais sobras da proporção serão recebidas em dinheiro, na proporção correspondente de suas participações. Já a Itaúsa (ITSA4) receberá ações classe A da XP, passando a deter participação de 15,07% do capital total e 4,74% do capital votante da corretora.

Nada muda nas ações da Itaúsa (ITSA4), a não ser a participação direta na companhia, que agora pode indicar membros ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da XP.

Segundo a própria companhia, não há nenhuma intenção de vender sua participação no curto prazo.

Sendo assim, a empresa deve ir vendendo sua participação aos poucos em um horizonte de tempo longo.

E Eu Com Isso?

Esperamos volatilidade nas ações das companhias no pregão desta segunda-feira, principalmente do Itaú (ITUB4/ITUB3), onde seus acionistas que só estavam esperando receber as ações da XP poderão negociá-las sem perder o direito.

Apesar dos acionistas Itaúsa (ITSA4) não receberem os BDRs, acreditamos que a conclusão da negociação deve trazer impactos positivos tanto para o Itaú quanto para a XP, e consequentemente aumentando o valor de mercado da Itaúsa.

Por ser uma holding, o seu valor de mercado em geral é avaliado pela soma de suas participações e uma possível valorização das 2 maiores participações em seu portfólio deve impactar positivamente as ações da companhia.

Sendo assim, visto que as ações de emissão do Itaú passarão a ser negociadas a partir desta segunda-feira (04) ex-direito ao recebimento de valores mobiliários de emissão da Xpart, representativos da linha de negócio caracterizado pelo investimento na XP, as ações ordinárias e preferenciais do Itaú sofrerão um ajuste de -18,69% e -17,54%, respectivamente, sendo as cotações de abertura nesta segunda-feira de R$ 22,64 para ITUB3 e R$ 24,46 para as ações preferenciais ITUB4.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: XP e Itaú anunciam data do fim da cisão.

O post Acionistas do Itaú recebem BDRs da XP apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/acionistas-do-itau-recebem-bdrs-da-xp/feed 0
XP e Itaú anunciam data do fim da cisão https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/xp-e-itau-anunciam-data-do-final-da-cisao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/xp-e-itau-anunciam-data-do-final-da-cisao#respond Mon, 23 Aug 2021 12:45:05 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=30173 A corretora XP (NASDAQ:XP) e o banco Itaú (ITUB4) divulgaram na última sexta-feira (20) a data em que o processo de cisão entre as companhias deve acabar. Quase 1 ano depois do anúncio, em novembro de 2020, da separação, a conclusão da operação deve ser finalizada no dia 1 de outubro, dia em que a… Read More »XP e Itaú anunciam data do fim da cisão

O post XP e Itaú anunciam data do fim da cisão apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A corretora XP (NASDAQ:XP) e o banco Itaú (ITUB4) divulgaram na última sexta-feira (20) a data em que o processo de cisão entre as companhias deve acabar.

Quase 1 ano depois do anúncio, em novembro de 2020, da separação, a conclusão da operação deve ser finalizada no dia 1 de outubro, dia em que a XP realizará sua assembleia que deve concluir o processo.

Os acionistas do banco receberão a participação de maneira direta na forma de ações da XP na Nasdaq ou de BDRs na B3 (atualmente a companhia ainda não possui BDRs).

Para isso, o banco criou uma holding com o nome de XPart (conhecida também por “Newco”) para transferir a participação que tem na corretora.

Na assembleia, deverá ser aprovada a fusão da XP com a XPart e distribuir ações/BDRs para os acionistas da XPart.

Os acionistas da Itaúsa (ITSA4) não receberão os BDRs, visto que a XP já se tornou mais uma empresa dentro do portfólio da holding – agora de maneira direta e com seus dados já sendo divulgados de maneira separada nos resultados do 2T21 da companhia.

Segundo a própria companhia, não há nenhuma intenção de vender a participação de cerca de 15% da XP no curto prazo.

Sendo assim, a empresa deve ir vendendo sua participação aos poucos em um horizonte de tempo longo.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia seja positiva para todos os envolvidos na transação.

A separação do ponto de vista do Itaú (ITUB4) já está feita, sendo que os números da corretora não aparecerão mais em seus resultados, porém o recebimento dos BDRs deve agradar bastante seus acionistas. 

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados do Itaú Unibanco (ITUB4) do 2T21.

O post XP e Itaú anunciam data do fim da cisão apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/xp-e-itau-anunciam-data-do-final-da-cisao/feed 0
XP lança PIX em sua conta digital https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/xp-lanca-pix-em-sua-conta-digital https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/xp-lanca-pix-em-sua-conta-digital#respond Thu, 27 May 2021 12:54:17 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=25030 Na quarta-feira (26), a XP (XP:NASDAQ) anunciou o início da fase beta do PIX para as contas digitais. Inicialmente, o serviço de pagamentos estará disponível para apenas 2,5 mil clientes, a maioria com alguma ligação à companhia, como funcionários e agentes autônomos. O plano é ter todos os clientes com o serviço disponível até julho.… Read More »XP lança PIX em sua conta digital

O post XP lança PIX em sua conta digital apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Na quarta-feira (26), a XP (XP:NASDAQ) anunciou o início da fase beta do PIX para as contas digitais.

Inicialmente, o serviço de pagamentos estará disponível para apenas 2,5 mil clientes, a maioria com alguma ligação à companhia, como funcionários e agentes autônomos. O plano é ter todos os clientes com o serviço disponível até julho.

Além disso, a companhia pretende lançar uma conta digital aberta ao mercado, isto é, não só para os clientes da corretora, no segundo semestre deste ano.

Em linha com a estratégia de seu maior concorrente, o BTG Pactual (BPAC11), que lançou seu banco digital aberto ao público este ano, o BTG+.

Segundo José Berenguer, presidente do Banco XP, o objetivo do lançamento do PIX não é causar um impacto direto no lucro da companhia, o objetivo é lançar cada vez mais serviços para que o cliente fique dentro do ecossistema digital que a companhia vem desenvolvendo.

E Eu Com Isso?

A companhia vem sendo capaz de entregar resultados com fortes crescimentos, tanto do ponto de vista financeiro como operacional, captando cada vez mais recursos e clientes.

Enxergamos o avanço da criação de novos serviços bancários como algo positivo, uma vez que deve ajudar a companhia a manter esse ritmo de crescimento, com isso esperamos impactos positivos nas ações da companhia (XP:NASDAQ) no curto-prazo.

O pagamento via PIX é um passo importante para que seus clientes possam cortar laços com instituições tradicionais, possibilitando que a companhia fique cada vez mais no centro da vida financeira de seus clientes.

Outro passo importante para isso é explorar o mercado de crédito, algo que a companhia pretende fazer em um futuro próximo. Atualmente o Banco da XP conta com cerca de 3 milhões de clientes, a maioria deles ainda com vínculos junto aos bancos mais tradicionais.

Acreditamos que a conclusão da cisão entre o banco Itaú (ITUB4) e a XP, que ainda aguarda aprovação de órgãos reguladores no Brasil e Estados Unidos, seja o principal catalisador para um aumento no preço das ações no futuro próximo.

Apesar de ainda não ter uma data exata, ambas as companhias estimaram que o processo seria encerrado no final do primeiro semestre ou começo do segundo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da XP (XP) do 1T21.

O post XP lança PIX em sua conta digital apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/xp-lanca-pix-em-sua-conta-digital/feed 0
Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/resultado-da-itausa-2 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/resultado-da-itausa-2#respond Tue, 23 Feb 2021 13:43:14 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=21323 Nesta segunda-feira (22), após o fechamento do mercado, a Itaúsa (ITSA4) divulgou seu resultado do último trimestre de 2020. Por ser uma empresa de participações (holding) com praticamente 100 por cento do capital investido em companhias de capital aberto que já reportaram seus resultados previamente, os números não apresentaram grandes surpresas. O lucro líquido da… Read More »Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20

O post Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Nesta segunda-feira (22), após o fechamento do mercado, a Itaúsa (ITSA4) divulgou seu resultado do último trimestre de 2020. Por ser uma empresa de participações (holding) com praticamente 100 por cento do capital investido em companhias de capital aberto que já reportaram seus resultados previamente, os números não apresentaram grandes surpresas.

O lucro líquido da companhia atingiu 3,6 bilhões de reais no trimestre, apresentando um crescimento de 6,2 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A companhia fechou o ano com um lucro líquido de 7,1 bilhões de reais, representando uma queda de 31,6 por cento em relação a 2019.

Com isso a companhia obteve um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 13,0 por cento no ano, um decréscimo considerável em relação aos 19,4 por cento apresentado no ano anterior.

O resultado da própria Itaúsa, isto é, os custos da holding, tiveram um crescimento anual de 35,7 por cento no trimestre, atingindo 81 milhões de reais, com destaque negativo para o crescimento de 110 por cento nas despesas tributárias. Apesar da piora no trimestre, no acumulado do ano passado os custos tiveram uma queda de 12,6 por cento, fechando o ano em 383 milhões de reais.

Outro importante fator a ser analisado no caso de Itaúsa – o desconto de holding, que demonstra o desconto do somatório do valor de mercado das suas participações (Itaú, Alpargatas e Duratex) em relação ao valor de mercado das suas ações (Itaúsa) fechou 2020 em 22,7 por cento, acima da média dos últimos trimestres.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que os números divulgados devem ter pouco impacto no preço das ações da Itaúsa (ITSA4) no curto prazo, uma vez que as companhias às quais a Itaúsa tem participação já haviam divulgado seus resultados do quarto trimestre, principalmente o banco Itaú que representou 87 por cento do resultado da Itaúsa no trimestre.

Em novembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da Liquigás pelo grupo formado pela Itaúsa, Copagaz e Nacional Gás Butano, com a conclusão do negócio comunicada em dezembro. Com isso, a Itaúsa também realizou um aporte de 1,23 bilhão de reais para adquirir cerca de 48,5 por cento da Copagaz, reforçando a estratégia da companhia de expandir seu portfólio em setores não financeiros. Pelo negócio não envolver outras companhias de capital aberto, esperamos que durante a teleconferência de resultados marcada para hoje (23) às 10:00 os executivos tragam maior visibilidade para os indicadores operacionais do novo investimento.

No início deste ano, o Itaú aprovou a distribuição de sua participação na XP para seus acionistas, em um movimento, que na nossa visão, visa melhorar a visibilidade do mercado quanto ao valor real de seus ativos. Como resultado, a Itaúsa receberá 15 por cento do capital social total da XP, se tornando o segundo maior investimento da holding, atrás somente do próprio Itaú. No acordo, tanto a Itaúsa, quanto a IUPAR, holdings controladoras do Itaú, concordaram em não vender a participação recebida de forma direta até o dia 30 de outubro.

A companhia ainda não divulgou se pretende manter a XP em seu portfólio, apesar de já ter divulgado em comunicado que não enxerga o ativo como estratégico. Esperamos que os analistas façam perguntas quanto a isso durante a teleconferência de resultados, o que pode impactar significativamente os preços das ações da companhia e da própria XP (XP Nasdaq).

Análise complementar

Em nossa visão, a cisão entre o banco e a corretora faz bastante sentido para o Itaú ter sua performance mais bem precificada pelo mercado, porém a lógica não é a mesma quando falamos de Itaúsa. Por ser já ser uma holding, a precificação de mercado da companhia é feita baseada justamente nos seus ativos, logo a decisão de manter a participação da XP em seu portfólio deve ser feita do ponto de vista da estratégia de longo prazo da holding para trazer a melhor relação risco/retorno para seus acionistas.

O perfil de companhias no portfólio da Itaúsa sugere uma preferência por companhias mais conservadoras, com fluxo de caixa estável, ponto que a própria companhia destacou ao falar do investimento no setor do novo investimento no setor de gás.

Apesar da XP não apresentar o perfil conservador como outros investimentos do portfólio, a Itaúsa vai manter alguns direitos especiais, oriundos do investimento inicial do Itaú, entre eles o direito a ao recebimento de indicadores operacionais mensalmente, o que na prática lhe dá maior visibilidade em relação ao futuro do que o mercado em geral.

Acreditamos que mesmo se a companhia decidir por não manter sua posição na corretora, ela não deve dar indicativos claros disso no futuro próximo para não impactar o preço de seus ativos negativamente. Pela mesma razão não esperamos que a companhia venda toda sua participação logo após o período de lock up acordado com a XP.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Novos investimentos da Itaúsa

O post Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/resultado-da-itausa-2/feed 0
XPart: Holding a ser criada pela Itaú (ITUB4) para cisão com XP https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/holding-a-ser-criada-pela-itau-itub4-para-cisao-com-xp-xp-na-nasdaq-ganha-nome-de-xpart https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/holding-a-ser-criada-pela-itau-itub4-para-cisao-com-xp-xp-na-nasdaq-ganha-nome-de-xpart#respond Thu, 28 Jan 2021 14:56:43 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20438 Desde que anunciou a cisão com a XP (XP na NASDAQ), o Itaú (ITUB4) deixou claro que pretendia criar uma empresa holding com a sua participação de 41,05 por cento na XP e distribuir as ações dessa nova empresa para seus acionistas, muito semelhante a uma distribuição de dividendos. Na tarde desta quarta-feira (27), a… Read More »XPart: Holding a ser criada pela Itaú (ITUB4) para cisão com XP

O post XPart: Holding a ser criada pela Itaú (ITUB4) para cisão com XP apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Desde que anunciou a cisão com a XP (XP na NASDAQ), o Itaú (ITUB4) deixou claro que pretendia criar uma empresa holding com a sua participação de 41,05 por cento na XP e distribuir as ações dessa nova empresa para seus acionistas, muito semelhante a uma distribuição de dividendos. Na tarde desta quarta-feira (27), a companhia comunicou ao mercado que o nome da nova empresa será “XPart SA”, que até o momento era chamada pelo nome provisório de “Newco”.

Vale destacar que apesar da intenção de cisão pela diretoria do banco Itaú, ainda falta aprovação por parte da assembleia dos acionistas que ocorrerá no dia 31 de janeiro.

Enquanto isso, a XP já anunciou a intenção de adquirir esta holding e distribuir ações com participação equivalente de forma direta para os acionistas.

E Eu Com Isso?

Ainda sem nenhuma definição oficial, acreditamos que a notícia não deve impactar as ações do Itaú (ITUB4) e nem da XP (XP na NASDAQ). O fim do processo da cisão é um catalisador para ambas as companhias.

Pelo lado do Itaú, acreditamos que os múltiplos do banco estão mal precificados em parte devido a participação da XP, uma vez que esta apresenta valores muito elevados, característico de empresas de tecnologia. A cisão deve tornar mais evidente o valor real dos ativos do banco e com isso elevar o preço das ações.

Já para a XP, desde o anúncio da cisão há a expectativa de que o movimento possa gerar uma venda grande das ações no momento da cisão. O fim do processo deve eliminar incertezas e destravar valor para a companhia que vem sendo capaz de entregar bons resultados operacionais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre as empresas: XP Inc.: dados do 4T20; Itaú Unibanco (ITUB4) cria plataforma integrada para gestoras de recursos.

O post XPart: Holding a ser criada pela Itaú (ITUB4) para cisão com XP apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/holding-a-ser-criada-pela-itau-itub4-para-cisao-com-xp-xp-na-nasdaq-ganha-nome-de-xpart/feed 0
Itaú (ITUB4): Conselho aprova cisão da XP https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/itau-itub4-conselho-aprova-cisao-da-xp https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/itau-itub4-conselho-aprova-cisao-da-xp#respond Fri, 27 Nov 2020 13:47:57 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=17788 Na noite desta quinta-feira (26), após o fechamento de mercado, o Itaú (ITUB4) divulgou em fato relevante que concluiu os estudos da cisão da XP Inc. em uma nova sociedade (“Newco”), sendo aprovada pelo Conselho de Administração. A operação ainda deve ser deliberada em Assembleia de Acionistas. Se aprovada, os acionistas do Itaú receberão participação… Read More »Itaú (ITUB4): Conselho aprova cisão da XP

O post Itaú (ITUB4): Conselho aprova cisão da XP apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Na noite desta quinta-feira (26), após o fechamento de mercado, o Itaú (ITUB4) divulgou em fato relevante que concluiu os estudos da cisão da XP Inc. em uma nova sociedade (“Newco”), sendo aprovada pelo Conselho de Administração.

A operação ainda deve ser deliberada em Assembleia de Acionistas. Se aprovada, os acionistas do Itaú receberão participação acionária na “Newco”, empresa que terá como único ativo as ações da XP Inc.

A “Newco” ficará com 41,05 por cento do capital detido pelo Itaú na XP e os 5 por cento remanescentes poderão ser vendidos pelo banco a depender das condições de mercado.

Impactos na prática

A aprovação já era esperada pelo mercado, com o anúncio do estudo sendo feito na teleconferência de resultados do terceiro trimestre deste ano. A medida vem para destravar o valor da companhia, permitindo que o mercado possa precificar de maneira mais concreta o real valor justo das ações do Itaú (ITUB4).

Explicando de maneira clara, ao “retirar” a XP de baixo de seu guarda-chuva e calcular os fundamentos do banco de maneira isolada, a gestão da companhia acredita que o valor de mercado do Itaú não corresponde àquilo precificado pelo mercado atualmente.

A notícia é positiva para a companhia e esperamos impacto positivo no preço das ações (ITUB4) no curto prazo, mesmo com o recente rally do setor bancário.

O Itaú conseguirá desinvestir os ativos da XP, sem pagar o imposto sobre ganho de capital, que neste caso seria um montante bilionário e, de quebra, poderá destravar o valor da companhia, beneficiando tanto a companhia quanto os acionistas após a conclusão da transação.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Resultado do Itaú.

O post Itaú (ITUB4): Conselho aprova cisão da XP apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/itau-itub4-conselho-aprova-cisao-da-xp/feed 0