taxa de desemprego – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Fri, 28 Jan 2022 19:31:44 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png taxa de desemprego – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Decisão do Copom, Índice de Evolução de Emprego do Caged, taxa de juros na Zona do Euro e Taxa de Desemprego nos EUA são os destaques da semana https://levanteideias.com.br/artigos/decisao-do-copom-indice-de-evolucao-de-emprego-do-caged-taxa-de-juros-na-zona-do-euro-e-taxa-de-desemprego-nos-eua-sao-os-destaques-da-semana https://levanteideias.com.br/artigos/decisao-do-copom-indice-de-evolucao-de-emprego-do-caged-taxa-de-juros-na-zona-do-euro-e-taxa-de-desemprego-nos-eua-sao-os-destaques-da-semana#respond Fri, 28 Jan 2022 19:30:28 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=36096 A semana será bastante agitada, com indicadores importantes sendo divulgados no Brasil, Zona do Euro e nos Estados Unidos. No Brasil, a grande expectativa é para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a qual começa na terça-feira (1) e termina na quarta-feira (2). A expectativa do mercado é de um aumento de 1,5… Read More »Decisão do Copom, Índice de Evolução de Emprego do Caged, taxa de juros na Zona do Euro e Taxa de Desemprego nos EUA são os destaques da semana

O post Decisão do Copom, Índice de Evolução de Emprego do Caged, taxa de juros na Zona do Euro e Taxa de Desemprego nos EUA são os destaques da semana apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A semana será bastante agitada, com indicadores importantes sendo divulgados no Brasil, Zona do Euro e nos Estados Unidos. No Brasil, a grande expectativa é para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a qual começa na terça-feira (1) e termina na quarta-feira (2). A expectativa do mercado é de um aumento de 1,5 ponto percentual na taxa de juros básica, elevando a Selic ao patamar de 10,75% ao ano.

Do outro lado do oceano, na Zona do Euro, os investidores dirigem as atenções ao resultado preliminar do PIB (Produto Interno Bruto) e para a Taxa de Desemprego da região. Por fim, os destaques nos Estados Unidos ficam para a divulgação da Taxa de Desemprego, Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego e o Relatório de Emprego (Payroll) não-agrícola.

Confira a agenda econômica da semana.

Fonte: Investing | Elaboração: Levante Investimentos

O post Decisão do Copom, Índice de Evolução de Emprego do Caged, taxa de juros na Zona do Euro e Taxa de Desemprego nos EUA são os destaques da semana apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/decisao-do-copom-indice-de-evolucao-de-emprego-do-caged-taxa-de-juros-na-zona-do-euro-e-taxa-de-desemprego-nos-eua-sao-os-destaques-da-semana/feed 0
Declaração do FOMC, resultado preliminar do PIB dos EUA e Taxa de Desemprego no Brasil são destaques na semana https://levanteideias.com.br/artigos/declaracao-do-fomc-resultado-preliminar-do-pib-dos-eua-e-taxa-de-desemprego-no-brasil-sao-destaques-na-semana https://levanteideias.com.br/artigos/declaracao-do-fomc-resultado-preliminar-do-pib-dos-eua-e-taxa-de-desemprego-no-brasil-sao-destaques-na-semana#respond Fri, 21 Jan 2022 22:00:00 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=35950 A próxima semana, entre os dias 24 e 28 de janeiro, será marcada pela divulgação de alguns indicadores importantes, principalmente nos Estados Unidos. O principal ponto de atenção para os investidores deve ser a declaração do FOMC (Federal Open Market Committee) e a entrevista coletiva do órgão na quarta-feira (26). O mercado está bastante atento… Read More »Declaração do FOMC, resultado preliminar do PIB dos EUA e Taxa de Desemprego no Brasil são destaques na semana

O post Declaração do FOMC, resultado preliminar do PIB dos EUA e Taxa de Desemprego no Brasil são destaques na semana apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A próxima semana, entre os dias 24 e 28 de janeiro, será marcada pela divulgação de alguns indicadores importantes, principalmente nos Estados Unidos. O principal ponto de atenção para os investidores deve ser a declaração do FOMC (Federal Open Market Committee) e a entrevista coletiva do órgão na quarta-feira (26). O mercado está bastante atento aos passos do comitê, tendo em mente a inflação americana e a possível alta dos juros em março.

Além disso, no Brasil, as atenções se voltam para a divulgação do Boletim Focus, na segunda-feira (24), e para a Taxa de Desemprego, que sai na sexta-feira (28). 

No continente europeu, os dados para a próxima semana estão mais tímidos. A divulgação de maior destaque acontece na segunda-feira, com o resultado preliminar do PMI Industrial de janeiro da Zona do Euro. O índice em questão mede o nível de atividade dos gerentes de compras na indústria da construção e fornece uma indicação sobre a saúde do setor de construção na Zona do Euro.

Confira a agenda econômica da semana.

O post Declaração do FOMC, resultado preliminar do PIB dos EUA e Taxa de Desemprego no Brasil são destaques na semana apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/declaracao-do-fomc-resultado-preliminar-do-pib-dos-eua-e-taxa-de-desemprego-no-brasil-sao-destaques-na-semana/feed 0
Da ebulição à possível pacificação | Denise Campos de Toledo https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/da-ebulicao-a-possivel-pacificacao-denise-campos-de-toledo https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/da-ebulicao-a-possivel-pacificacao-denise-campos-de-toledo#respond Thu, 01 Apr 2021 12:45:00 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=23047 Esta semana, mesmo mais curta, teve uma agenda lotada de indicadores e eventos inesperados. O saldo, podemos considerar, foi até positivo. Começando com os indicadores, especialmente do mercado de trabalho, o que se viu foi o impacto ainda presente do programa de manutenção do emprego e da renda, que mantinha estabilidade no começo do ano,… Read More »Da ebulição à possível pacificação | Denise Campos de Toledo

O post Da ebulição à possível pacificação | Denise Campos de Toledo apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Esta semana, mesmo mais curta, teve uma agenda lotada de indicadores e eventos inesperados. O saldo, podemos considerar, foi até positivo. Começando com os indicadores, especialmente do mercado de trabalho, o que se viu foi o impacto ainda presente do programa de manutenção do emprego e da renda, que mantinha estabilidade no começo do ano, para milhões de trabalhadores, assim como o impacto dos números melhores da pandemia e de uma maior flexibilização das atividades.

Bastou afrouxar o cinto para a atividade reagir e gerar mais empregos. A taxa de desocupados, de 14,2% no trimestre encerrado em janeiro, apesar de a mais alta para o período, também mostrou importante aumento da ocupação. A busca maior de vagas é o que fez a taxa de desemprego avançar. É um termômetro do potencial de recuperação da economia se houver maior controle da pandemia.

Isso não significa que o caminho seja fácil. A questão fiscal ainda pesa muito. O orçamento deste ano, que poderia ter dado uma trégua, só trouxe mais tensão ao incluir manobras contábeis para ampliar emendas parlamentares, com cortes de despesas impraticáveis, comprometendo o teto, o custeio da máquina e colocando o governo sob risco de pedaladas ilegais. 

Mas a surpreendente reforma ministerial acabou gerando expectativas mais favoráveis nesse sentido. Apesar do susto com as mudanças na área da Defesa e das Forças Armadas ficou a percepção de um avanço do Centrão sobre o governo, que já garantiu a saída de Ernesto Araujo das Relações Exteriores, ainda colocando Flávia Arruda na Casa Civil, o que pode, de um lado, facilitar o encaminhamento da agenda no Congresso (embora o orçamento não tenha sido um bom exemplo) de outro, induzir a aceleração de medidas de combate à pandemia, até com aceleração na aquisição de vacinas.

Os recados políticos já foram muito claros nesse sentido. Mesmo que Bolsonaro insista em ver um “estado de sítio” na atuação dos governadores, não parece haver muito espaço para ele ir contra essa situação, que produz resultados no enfrentamento à pandemia. E a volta do auxílio emergencial, ainda que mais restrito, pode dar algum ânimo à mais na atividade, com repercussão, inclusive, na Bolsa.

Mesmo que haja ressalvas quanto à atuação e interesses do Centrão, o País precisa de ações e estratégias mais coerentes. Muito do que se vê de pressão no dólar vem da sensação de desgoverno, da imprevisibilidade, da falta de bom senso em questões fundamentais, prioritárias, como a pandemia. 

Não dá, porém, para contar com um céu de brigadeiro a partir de agora. Ainda há muita nebulosidade nas relações entre governo e Congresso, falta maior entendimento quanto às reais causas de todas as mudanças ministeriais, não se pode contar com mudanças mais efetivas em determinadas posturas do presidente e a economia tem problemas sérios a serem gerenciados, assim como a pandemia, que continua em curva ascendente.

Mas ficou a leitura de que pode haver um maior entendimento político, o que até favoreceu uma acomodação do mercado enquanto as redes sociais estavam em ebulição.

Calmaria? Melhor não apostar muito. Mas pode estar sendo montado um quebra-cabeças para que o País e o mercado, consequentemente, possam avançar com menos turbulência, até aproveitando mais as ondas favoráveis que vêm de fora. 

Confirmada essa perspectiva, o País pode, inclusive, reverter as perdas de capital externo, tão importantes para alavancar movimentos mais positivos do mercado local.

A Coluna da Denise Campos é publicada toda sexta-feira em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Quer receber essa e outras notícias para por dentro do universo dos investimentos de maneira prática? Clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais da Denise Campos de Toledo: O que se tem de melhor e de pior | Denise Campos de Toledo

O post Da ebulição à possível pacificação | Denise Campos de Toledo apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/da-ebulicao-a-possivel-pacificacao-denise-campos-de-toledo/feed 0
Banqueiros centrais afinados https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/banqueiros-centrais-afinados https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/banqueiros-centrais-afinados#respond Wed, 10 Feb 2021 13:34:49 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20840 Representantes de três dos principais bancos centrais do mundo devem fazer pronunciamentos nesta quarta-feira: Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Christine Lagarde, que chefia o Banco Central Europeu (BCE) e Andrew Bailey, que preside o Banco da Inglaterra. O desejo dos investidores é que esse trio esteja afinado e diga,… Read More »Banqueiros centrais afinados

O post Banqueiros centrais afinados apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Representantes de três dos principais bancos centrais do mundo devem fazer pronunciamentos nesta quarta-feira: Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Christine Lagarde, que chefia o Banco Central Europeu (BCE) e Andrew Bailey, que preside o Banco da Inglaterra. O desejo dos investidores é que esse trio esteja afinado e diga, cada um em seu microfone, que as medidas de estímulo monetário vão perdurar, apesar de alguns pontos da economia mostrarem sinais de aquecimento e até mesmo de alta dos preços.

O dia começa com Lagarde, que deve falar às 10 horas (horário de Brasília) e discorrer sobre as condições econômicas da Europa. Bailey fala no início da tarde. Mas as declarações mais esperadas são as de Powell. Na semana passada, os indicadores de emprego nos Estados Unidos vieram melhores do que o esperado. O número de pedidos de seguro-desemprego na semana até o sábado (06) foi de 779 mil, queda ante os 821 mil da semana anterior, e levemente melhor que o esperado. A criação de novas vagas em cargos não-agrícolas em janeiro (non-farm payroll) foi de 49 mil, em linha com as expectativas. Mesmo assim, o desemprego americano recuou para 6,3 por cento, ante os 6,7 por cento em dezembro.

Apesar de o desemprego ter recuado principalmente pela diminuição de americanos dispostos a procurar emprego, o indicador é positivo. A grande esperança dos investidores é que o Federal Reserve não tentará – e dirá claramente que não vai tentar – agir para impedir que o reaquecimento do mercado de trabalho afete a inflação.

Por isso, a grande esperança é que Powell, em seu pronunciamento previsto para a tarde desta quarta-feira, seja bastante didático e enfático dizendo que não vê o reaquecimento do mercado de trabalho e nem mesmo uma potencial alta de alguns preços da economia americana como potencialmente negativos.

Com algumas alterações, essa é a esperança para os pronunciamentos dos demais banqueiros centrais marcados para esta quarta-feira. Apesar dos estímulos monetários e fiscais sem precedentes terem injetado volumes inéditos de dinheiro nas economias, a recuperação dos níveis de atividade ainda não é notável nem garantido. Por isso, a gestão das expectativas por parte dos banqueiros centrais é essencial para manter o otimismo dos investidores e dos demais agentes econômicos.

Indicadores

As vendas do varejo caíram 6,1 por cento em dezembro na comparação com novembro, quando haviam recuado 0,1 por cento em relação a outubro. O resultado de dezembro foi a queda mais intensa para o último mês do ano de toda a série histórica, iniciada em 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dos resultados negativos nos últimos dois meses do ano, o acumulado de 2020 fechou com alta de 1,2 por cento em relação a 2019.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa estão iniciando o dia em uma leve queda, na contramão dos índices internacionais, em especial os contratos futuros do S&P 500 americano, que começam o dia com leve alta. A incerteza em relação ao auxílio e o número fraco de vendas do varejo devem pesar sobre o mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Desemprego americano diminui.

O post Banqueiros centrais afinados apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/banqueiros-centrais-afinados/feed 0
Desemprego americano diminui https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/desemprego-americano-diminui https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/desemprego-americano-diminui#respond Fri, 05 Feb 2021 14:09:15 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20683 Os indicadores de desemprego americano divulgados na quinta-feira (04) surpreenderam positivamente os investidores. Segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana encerrada em 30 de janeiro foi de 779 mil, bastante abaixo das projeções, que eram de 830 mil. A taxa de desemprego encerrou janeiro a… Read More »Desemprego americano diminui

O post Desemprego americano diminui apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Os indicadores de desemprego americano divulgados na quinta-feira (04) surpreenderam positivamente os investidores. Segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana encerrada em 30 de janeiro foi de 779 mil, bastante abaixo das projeções, que eram de 830 mil. A taxa de desemprego encerrou janeiro a 3,2 por cento, uma queda de 0,2 ponto percentual em relação à semana anterior.

Não é o único indicador importante. Ainda na manhã desta sexta-feira deve ser divulgado o nível de emprego não-agrícola (“non-farm payroll”) de janeiro. Em dezembro, o número de vagas encolheu 140 mil, um número bem distante do consenso dos investidores, que era de abertura de 50 mil postos de trabalho. Para janeiro, o prognóstico é de abertura de 100 mil vagas, indicando o aquecimento da economia. Se os dados confirmarem (ou superarem) essa projeção, será um bom indicador que a economia americana está em uma trajetória consistente de recuperação.

As expectativas são positivas. As companhias abertas dos Estados Unidos estão divulgando bons resultados referentes a 2020. Isso permite prever uma expansão dos negócios para este ano. Além disso, o nível de emprego é a variável de resposta mais lenta – mas também mais segura – às oscilações da atividade econômica. Um aumento consistente na criação de vagas permite concluir que o avanço da vacinação nos Estados Unidos já está encaminhando a economia para uma volta à normalidade, o que poderá destravar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano ainda neste semestre.

A situação do emprego no Brasil está menos definida que nos Estados Unidos. A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou na manhã desta sexta-feira (05) que o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) caiu 3,8 pontos em janeiro, para 98,8 pontos. O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado. A média móvel para o período de três meses encerrado em janeiro subiu 0,8 ponto para 100,3 pontos, o maior nível desde os 101,3 pontos de março de 2017, informou a FGV. No entanto, diferentemente dos Estados Unidos, a recuperação pode ter vida mais curta. O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que indica os prognósticos, caiu 2,2 pontos em janeiro, para 83,5 pontos. A média móvel do IAEmp para o período de três meses encerrado em janeiro caiu 0,5 ponto para 84,5 pontos, interrompendo a tendência de alta iniciada em julho de 2020.

Indicadores 

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 2,91 por cento em janeiro, acima dos 0,76 por cento de dezembro, informou a FGV. Em 12 meses o índice acumula alta de 26,55 por cento. Para comparar, em janeiro de 2020, o IGP-DI havia variado 0,09 por cento e acumulava elevação de 7,72 por cento em 12 meses. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 3,92 por cento em janeiro, ante 0,68 por cento em dezembro. A causa principal foi o aumento de 7,29 por cento nos preços das matérias-primas brutas, ante uma queda de 0,81 por cento em dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,27 por cento em janeiro, após variar 1,07 por cento em dezembro. E o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,89 por cento em janeiro, ante 0,70 por cento no mês anterior.

E Eu Com Isso?

Os sinais positivos do mercado de trabalho americano e a perspectiva de aproximação do pacote trilionário de ajuda à economia dos Estados Unidos estão sustentando leves altas nos contratos futuros de Ibovespa e do índice S&P 500 na manhã desta sexta-feira.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Bons números de 2020.

O post Desemprego americano diminui apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/desemprego-americano-diminui/feed 0
Aversão ao risco https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/aversao-ao-risco https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/aversao-ao-risco#respond Thu, 28 Jan 2021 14:18:48 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20424 O movimento dos mercados nesta quinta-feira (28) promete ser, novamente, marcado pela volatilidade. Isso tem sido a regra dos últimos pregões. Porém, agora há mudanças. O aumento das oscilações não deverá decorrer, apenas, da incerteza dos investidores sobre a continuidade ou não dos pacotes de estímulo à economia pelos Bancos Centrais, com o americano Federal… Read More »Aversão ao risco

O post Aversão ao risco apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O movimento dos mercados nesta quinta-feira (28) promete ser, novamente, marcado pela volatilidade. Isso tem sido a regra dos últimos pregões. Porém, agora há mudanças. O aumento das oscilações não deverá decorrer, apenas, da incerteza dos investidores sobre a continuidade ou não dos pacotes de estímulo à economia pelos Bancos Centrais, com o americano Federal Reserve (Fed) capitaneando o time. Agora, a volatilidade está sendo turbinada por um movimento global de aumento na aversão ao risco.

As causas são várias, além do humor dos banqueiros centrais. Incertezas com o impacto econômico das novas cepas do coronavírus e das novas ondas da pandemia. Os resultados das empresas, que podem trazer surpresas negativas. E mesmo eventos inéditos, como a violenta especulação com as ações da empresa americana de distribuição de jogos eletrônicos GameStop, cujas ações subiram 143 por cento na quarta-feira (27). Oscilações abruptas e intensas de papéis pouco negociados não são novidade. O inédito foi a causa dessa alta. A empresa vinha em dificuldades financeiras, e grandes fundos de hedge estavam apostando na baixa dos papéis. No entanto, inúmeros investidores individuais se organizaram na rede social Reddit e compraram maciçamente as ações. Isso forçou os grandes, em sua maioria vendidos a descoberto, a comprar ações já caras para cobrir suas posições.

A oscilação foi tanta que chegou a provocar perguntas durante a entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed, na quarta-feira. Na apresentação em que comentou a decisão do Fed de manter os juros inalterados na faixa entre zero e 0,25 por cento ao ano, e jogou um balde de água fria nas expectativas ao afirmar que não espera uma retomada da economia global no curto prazo, Powell foi surpreendido com uma pergunta sobre a alta das ações da GameStop. Disciplinado, ele não comentou o assunto, mas afirmou que “a ligação entre liquidez e altas nos preços dos ativos não é tão forte quanto as pessoas pensam”. Mesmo assim, a confluência entre liquidez exacerbada e a possibilidade de organização de multidões de pequenos investidores por meio de redes sociais acrescenta um componente novo de incerteza na formação de preços de mercado.

Indicadores I

A taxa de desemprego recuou para 14,1 por cento no trimestre encerrado em novembro de 2020, ante os 14,4 por cento registrados no trimestre encerrado em agosto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a taxa mais alta para esse trimestre móvel específico desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (11,2 por cento), o aumento é de 2,9 pontos percentuais. O número de desempregados foi estimado em 14 milhões. Já o número de pessoas ocupadas aumentou 4,8 por cento no trimestre encerrado em novembro e chegou a 85,6 milhões. São 3,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre anterior. Com isso, o nível de ocupação subiu para 48,6 por cento.

Indicadores II

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 2,58 por cento em janeiro, percentual superior ao apurado em dezembro, quando havia apresentado taxa de 0,96 por cento. Em 12 meses o índice acumula alta de 25,71 por cento. Em janeiro de 2020, o índice havia subido 0,48 por cento e acumulava alta de 7,81 por cento em 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 3,38 por cento em janeiro, ante 0,90 por cento em dezembro, pressionado por itens como o minério de ferro, cujos preços avançaram 22,87 por cento (4,34 por cento em dezembro). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou para 0,41 por cento em janeiro, ante 1,21 por cento em dezembro. E o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,93 por cento em janeiro, ante 0,88 por cento no mês anterior.

Indicadores III

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas recuou 3,6 pontos em janeiro, para 111,3 pontos, a primeira queda mensal após oito meses de altas consecutivas. A média móvel trimestral se manteve estável. Em janeiro, 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram queda da confiança. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 3,6 pontos para 116,3 pontos. O Índice de Expectativas (IE) diminuiu 3,3 pontos para 106,3 pontos, o menor nível desde setembro de 2020 (105,9 pontos). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada avançou 0,6 ponto percentual, para 79,9 por cento. Esse é o maior valor observado desde novembro de 2014 (80,3 por cento).

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa estão iniciando a sessão da quinta-feira com uma leve alta após a sucessão de quedas. Já os contratos futuros do índice americano S&P 500 voltam a iniciar a sessão em baixa. Espera-se um dia razoavelmente positivo para o Ibovespa, em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lidando com a incerteza.

O post Aversão ao risco apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/aversao-ao-risco/feed 0