Levante Ideias - Contas

Seguro-desemprego taxado enfrenta resistência

Seguro-desemprego taxado enfrenta resistência

Após a apresentação do pacote Verde Amarelo, um conjunto de estímulos para contratação de jovens no curto prazo, alguns pontos já vêm sendo questionados por economistas e setores organizados da sociedade. É o caso da taxação em 7,5 por cento da contribuição previdenciária sobre o seguro-desemprego, que deve cobrir as despesas do novo programa. A medida deve render 11,5 bilhões de reais aos cofres públicos, enquanto o gasto estimado com o pacote Verde e Amarelo é de 10 bilhões de reais.

Os críticos à decisão de taxar aqueles que estão desempregados argumentam que o governo está desonerando as empresas e onerando os desempregados. Apontam ainda que o problema, apesar de solucionar derrotas judiciais que o governo vinha tendo por contar o tempo de seguro-desemprego para acesso à aposentadoria, pode aumentar as despesas no longo prazo – já que implica em uma aposentadoria antecipada (e consequente despesa maior) deste grupo de trabalhadores.

Por outro lado, a equipe econômica segue firme na decisão, classificando as críticas como “injustas”, já que a proposta estaria cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal ao prever uma compensação para futuras perdas de receitas provenientes da desoneração tributária que o pacote prevê.

E Eu Com Isso?

A decisão do governo é certamente impopular. Centrais sindicais devem pressionar contra essa e outras medidas que estão inclusas na MP do pacote Verde e Amarelo, já que elas mexem diretamente com benefícios como o seguro-desemprego. O governo optou por resolver dois problemas distintos juntando-os em torno de um projeto – havia outras maneiras de realizar a compensação tributária que não a de taxar desempregados.

Ainda há de se observar os custos previdenciários a serem criados no longo prazo, já que esse grupo de trabalhadores poderá compensar a taxação do seguro-desemprego aposentando-se mais cedo. É preciso ter mais detalhes sobre os impactos fiscais da decisão.

Leia também: Brasília (um tanto quanto) apreensiva

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.