disney eeci

Resultados da Disney

A Walt Disney Company (DIS) apresentou nesta quinta-feira (11) os seus resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2021, equivalente ao quarto trimestre do ano calendário de 2020. O resultado veio acima das expectativas em termos de receita e lucro líquido.

A receita líquida foi de 16,25 bilhões de dólares, queda de 22 por cento na comparação anual, mas acima das expectativas, que giravam em torno dos 15,9 bilhões de dólares. O principal destaque na linha de receitas foi o segmento de Direct-To-Consumer (DTC), que engloba, entre outras operações, os serviços de Streaming Disney+, ESPN+ e Hulu. O crescimento foi de 73 por cento na comparação anual.

O resultado operacional foi de apenas 30 milhões de dólares, uma queda de 99 por cento na comparação anual. A Disney também separa no seu relatório o resultado do somatório das operações desconsiderando os custos e despesas não-operacionais. Com este resultado “ajustado”, o resultado do somatório das operações foi de 1,33 bilhões de dólares, queda de 67 por cento na comparação anual.

Por fim, o lucro líquido ajustado foi de 0,32 dólares por ação, 78 por cento a menos que no 4T19. O mercado esperava um prejuízo por ação de pelo menos 0,3 dólares por ação.

E Eu Com Isso?

Não intuitivamente, o resultado da Disney foi ruim, mas “menos pior” que o esperado. Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das ações (DIS) na sessão desta sexta-feira (12).

A queda do resultado operacional e do lucro demonstra que a Disney vem sofrendo com a pandemia. Com o fechamento dos parques, resorts, cinemas e a queda na venda de produtos licenciados, a desalavancagem operacional está sendo enorme, praticamente zerando as suas margens operacionais.

A linha de mídia tradicional (canais de televisão) ficou praticamente estável e gerou 7,7 bilhões de dólares em receita. A venda de conteúdos e licenciamento contribuiu com 1,7 bilhões de dólares, queda de 53 por cento na comparação anual. O segmento segue impactado pelo fechamento dos cinemas no mundo.

O segmento de parques, experiências e produtos também tem sido bastante afetado. Neste trimestre a receita foi de 3,6 bilhões de dólares, queda de 53 por cento na comparação com o 4T19. Embora alguns parques tenham reaberto ao longo do tri, a Disneylândia Paris fechou no dia 30 de outubro (2/3 do trimestre), Hong Kong fechou dia 2 de dezembro. E os demais parques que permaneceram abertos, operaram com uma capacidade extremamente reduzida.

Nesse contexto operacional, a queima de caixa foi inevitável. Neste trimestre, a geração de caixa das operações foi de apenas 75 milhões de dólares, mas o consumo de caixa dos investimentos nos parques, resorts e outras propriedades foi de 732 milhões de dólares, ainda que o montante investido tenha sido 45 por cento menor que no mesmo período de 2019. Considerando os ajustes, a geração de caixa livre (Free Cash Flow) foi negativa em 685 milhões de dólares.

Copo meio cheio: a Disney vem numa toada de transformação digital, investindo cada vez mais no segmento DTC (serviços de streaming). Neste trimestre, o número de assinantes do Disney+ chegou a 94,9 milhões, crescimento de 258 por cento na comparação anual. O número de assinantes do ESPN+ também cresceu 83 por cento.

A reação positiva das ações nas negociações pós-fechamento indica que o mercado deve refletir o avanço do streaming no trimestre, entendendo que o resultado dos parques é algo premeditado e, até certo ponto, compreensível, enquanto o avanço no negócio digital aponta para um futuro promissor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Uber divulga 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.