A Via Varejo (VVAR3), dona das Casas Bahia e Ponto Frio, informou nesta segunda-feira (27 que as vendas das 200 lojas abertas após o início da flexibilização do isolamento social se aproximaram do mesmo patamar registrado antes do fechamento dos pontos.
No começo da quarentena, o grupo perdeu 70 por cento das vendas após interromper a operação das lojas, passando a operar apenas no varejo eletrônico pelo site e aplicativos.
No acumulado das últimas seis semanas, a perda diminuiu para 48 por cento, disse ontem o CEO da Via Varejo, durante uma live, ou seja, a companhia tem conseguido vender cerca de metade de sua venda anterior – e mantendo margens, sem ofertas tão agressivas em preços.
Segundo o CEO do grupo, Roberto Fulcherberguer, o braço digital passou a compensar boa parte da receita perdida com as lojas fechadas.
A Via Varejo também anunciou ontem a compra da empresa de tecnologia logística ASAPLog, que atua como uma espécie de Uber de entregas, conectando lojas e entregadores, mas o valor pago não foi informado. Segundo Fulcherberguer, a aquisição da Asap Log reduziu em 15 meses o plano de desenvolvimento do braço digital.
As ações da Via Varejo (VVAR3) foram a maior alta do Ibovespa na segunda-feira (27) ao avançarem 18,7 por cento contra 3,9 por cento do índice devido à notícia da aquisição da ASAPLog. Como a questão das vendas pós-pandemia é hoje a principal dúvida do varejo, os novos dados podem dar novo fôlego aos papéis no curto prazo.
Segundo o CEO, a empresa ganhou quase dez pontos percentuais de market share nas últimas semanas. Ainda segundo o executivo, a Via Varejo respondeu por 44 por cento da venda on-line de celulares na semana passada.
Segundo ele, parte desse ganho vem da perda de vendas de marketplaces que operam apenas com venda de terceiros, e que estão desabastecidos por causa de lojistas que estão com limitações de crédito e compra. Apesar do executivo não ter citado nomes, os líderes do setor são Mercado Livre e B2W (Americanas e Submarino).
Em uma live na sexta-feira, o diretor financeiro, Orivaldo Padilha, disse que a companhia tinha cerca de 800 milhões de reais para investimentos neste ano, e que o valor foi reduzido para 300 milhões, sendo que a maior parte desses recursos deve ir para a área de tecnologia.
O grupo tem 200 lojas abertas hoje e até a metade da semana serão 220 (22 por cento do total de lojas do grupo), por conta da abertura gradual dos pontos, após decretos municipais e estaduais que permitem às reaberturas.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Via Varejo (VVAR3) antecipa divulgação de sua posição de caixa