Levante Ideias - Ponto Frio

Via Varejo (VVAR3): Desempenho de vendas e aquisição de empresa de logística (ASAPLog)

A Via Varejo (VVAR3), dona das Casas Bahia e Ponto Frio, informou nesta segunda-feira (27 que as vendas das 200 lojas abertas após o início da flexibilização do isolamento social se aproximaram do mesmo patamar registrado antes do fechamento dos pontos. 

No começo da quarentena, o grupo perdeu 70 por cento das vendas após interromper a operação das lojas, passando a operar apenas no varejo eletrônico pelo site e aplicativos. 

No acumulado das últimas seis semanas, a perda diminuiu para 48 por cento, disse ontem o CEO da Via Varejo, durante uma live, ou seja, a companhia tem conseguido vender cerca de metade de sua venda anterior – e mantendo margens, sem ofertas tão agressivas em preços. 

Segundo o CEO do grupo, Roberto Fulcherberguer, o braço digital passou a compensar boa parte da receita perdida com as lojas fechadas.

A Via Varejo também anunciou ontem a compra da empresa de tecnologia logística ASAPLog, que atua como uma espécie de Uber de entregas, conectando lojas e entregadores, mas o valor pago não foi informado. Segundo Fulcherberguer, a aquisição da Asap Log reduziu em 15 meses o plano de desenvolvimento do braço digital. 

As ações da Via Varejo (VVAR3) foram a maior alta do Ibovespa na segunda-feira (27) ao avançarem 18,7 por cento contra 3,9 por cento do índice devido à notícia da aquisição da ASAPLog. Como a questão das vendas pós-pandemia é hoje a principal dúvida do varejo, os novos dados podem dar novo fôlego aos papéis no curto prazo.

Segundo o CEO, a empresa ganhou quase dez pontos percentuais de market share nas últimas semanas. Ainda segundo o executivo, a Via Varejo respondeu por 44 por cento da venda on-line de celulares na semana passada.

Segundo ele, parte desse ganho vem da perda de vendas de marketplaces que operam apenas com venda de terceiros, e que estão desabastecidos por causa de lojistas que estão com limitações de crédito e compra. Apesar do executivo não ter citado nomes, os líderes do setor são Mercado Livre e B2W (Americanas e Submarino).

Em uma live na sexta-feira, o diretor financeiro, Orivaldo Padilha, disse que a companhia tinha cerca de 800 milhões de reais para investimentos neste ano, e que o valor foi reduzido para 300 milhões, sendo que a maior parte desses recursos deve ir para a área de tecnologia.

O grupo tem 200 lojas abertas hoje e até a metade da semana serão 220 (22 por cento do total de lojas do grupo), por conta da abertura gradual dos pontos, após decretos municipais e estaduais que permitem às reaberturas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Via Varejo (VVAR3) antecipa divulgação de sua posição de caixa

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.