De acordo com relatório realizado pela Cielo para a Abrasce, associação dos shoppings, foi apontada uma alta nas vendas tanto nas lojas de rua quanto nos shoppings, sendo mais acelerada neste segundo caso. O relatório ainda indica que a participação de vendas em lojas físicas contribuiu substancialmente para a aceleração das vendas em maio, quando comparadas a abril.
O relatório ainda reporta um aumento de compras parceladas e nas lojas que, como estratégia para capturar o número de vendas, também aumentaram o número de parcelas oferecidas aos clientes. Para essa estratégia, no entanto, é necessário que a empresa possua caixa, de modo a flexibilizar sua data de recebimento. Dessa forma, o que vemos é que a reanimação do setor tem se mostrado concentrada em grandes cadeias, que possuem mais reservas, não atingindo todo o comércio de rua.
Cabe ressaltar que o segmento de e-commerce continua aquecido, com suas vendas crescendo no semestre, porém mostra-se gradativamente diminuindo sua participação com a redução de medidas de isolamento social e aumento do número de funcionamento de lojas.
E Eu Com Isso?
A melhora observada nas vendas em lojas físicas no setor de varejo está relacionada com a redução das medidas de isolamento, que foram agravadas no primeiro trimestre do ano. Junto a isto, mostra-se acertada a estratégia de flexibilizar o número de parcelas para o consumidor realizar suas compras, o que deve beneficiar companhias que possuam reservas para adotar tal estratégia. Desta forma, a melhora deve beneficiar também o setor de shopping center (MULT3, ALSO3, BRML3 e IGTA3), que possuem grandes varejistas e tem apresentado horário de funcionamento cada vez mais flexível.
A melhora também está sensivelmente relacionada com as perspectivas de avanço de vacinação e melhora na renda do consumidor. Ainda vemos fatores como a antecipação da primeira e segunda parcela do décimo terceiro salário de aposentados (cerca de 53 bilhões de reais), que podem contribuir para a aceleração dessa retomada em vendas.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—