Am Pm - EECI

Ultrapar altera rede AmPm

A holding Ultrapar, dona da rede de postos Ipiranga, vem mudando o formato das suas lojas de conveniência AmPm com foco na rentabilidade e diante de um ambiente de concorrência mais acirrada para o formato. A empresa já fechou cerca de 500 lojas no País neste ano, todas com baixo retorno e maioria em formato de franquias. O advento da pandemia, que diminuiu o movimento nos postos, o aumento da concorrência com o crescimento de mini mercados e delivery, além da mudança de hábitos dos consumidores, fez a gestão mudar a estratégia que até então guiava a expansão da marca.

Hoje a rede tem aproximadamente 1.750 lojas, uma capilaridade única nessa modalidade. Porém o formato de franquia, onde os proprietários dos postos arcam com todos os custos e a administração, além do pagamento de royalties à Ipiranga, corrói o retorno para o franqueado, o que deixa a operação como parte secundária de sua administração.

O novo formato para as lojas traz um layout de melhor circulação para o cliente, além de focar na maior disponibilidade de alimentos e serviços de consumo local (padaria, congelados e doces) que têm margem mais elevada. A gestão da Ultrapar planeja ampliar o número de lojas em torno de 9 por cento ao ano, mirando também pontos fora dos postos de combustíveis.

E Eu Com Isso?

Se antes a AmPm era tida como um importante “agregador de valor” para os a rede Ipiranga, com serviços completos, dando origem à famosa propaganda (“Vai no Posto Ipiranga”), hoje o consumo nas lojas de conveniência é eventual.

Acreditamos que a mudança de foco de expansão para rentabilidade nos últimos trimestres faz mais sentido para a Ipiranga e para a AmPm, dadas as mudanças nas “regras do jogo” com os preços flutuantes dos combustíveis nas refinarias da Petrobras (desde 2017) e o ambiente de concorrência mais acirrada no chamado varejo de proximidade, com lojas locais, minimercados e aplicativos de entrega.

As mudanças já parecem começar a trazer uma melhora nos resultados da companhia. A margem Ebitda por volume de combustível vendido (Métrica de geração de caixa potencial da companhia) no segmento Ipiranga voltou aos patamares acima de 100 reais por metro cúbico neste terceiro trimestre de 2020.

Enxergamos com bons olhos a estratégia renovada do Grupo Ultra e esperamos impacto positivo no preço das ações (UGPA3) daqui em diante, conforme os resultados forem apresentados.

O novo formato da AmPm, com maior foco na experiência do cliente e adaptando seu portfólio para maior consumo local (food service, congelados, lanchonete e padaria) é bastante similar ao formato de lojas de conveniência de sucesso em países como Estados Unidos, Japão e Austrália, com estas lojas presentes nas ruas, em locais de grande circulação e próximas a bairros residenciais de maior densidade populacional.

No Brasil o Carrefour Express (CRFB3) e o Minuto Pão de Açúcar (PCAR3) se configuram como mini mercados que, apesar de incluírem pães, carnes e sanduíches em suas prateleiras, ainda são voltados para as compras do dia a dia feitas com carrinho de compras.

Já na cidade de São Paulo podemos encontrar a rede Hirota Food, ligada à cadeia de supermercados paulistana Hirota. Este possui um formato similar às grandes redes internacionais como Seven Eleven, que possuem marmitas, lanches congelados que podem ser inclusive esquentados no próprio local e com foco no consumo imediato e experiência do cliente, semelhante à nova operação da AmPm.

Já podemos observar o novo layout da AmPm em alguns pontos da capital paulista e já foram inauguradas duas lojas de rua, uma no Rio de Janeiro e outra em Campinas. Essa também foi a cidade escolhida para a estreia da Oxxo, loja de conveniência no mesmo formato, administrada pela Raízen (do grupo Cosan – CSAN3) em parceria com a distribuidora oficial das marcas da Coca-Cola, a Femsa.

A nosso ver a capilaridade da AmPm e a escala de operação da companhia trazem uma vantagem competitiva importante em relação à concorrência. Agora é preciso observar o ritmo e a qualidade da execução da nova gestão, com algumas mudanças importantes após a chegada do Pátria no grupo controlador.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Neoenergia (NEOE3) ganha disputa por ativos da CEB.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.