Turismo: agências perdem um quarto do faturamento de 2019 em março (CVCB3, AZUL4, GOLL4)

Turismo: agências perdem um quarto do faturamento de 2019 em março (CVCB3, AZUL4, GOLL4)

As perdas contabilizadas em março pelas operadoras de turismo devido ao impacto das medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus já equivalem a 25 por cento de todo o faturamento de 2019.

A perda já acumula 3,9 bilhões de reais em cancelamentos e adiamentos de viagens. Destes, 3,5 bilhões são referentes ao primeiro semestre do ano, 350 milhões são perdas previstas para o segundo semestre e 50 milhões para 2021. 

Os dados foram divulgados na terça-feira (14) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). De acordo com a associação, 90,4 por cento dos embarques de março foram cancelados ou adiados. Os consumidores também cancelaram ou adiaram 96,2 por cento das viagens de abril, 94,2 por cento das viagens de maio e 63,5 por cento das viagens de junho.

Nem mesmo previsões atuais mostrando uma tendência de normalização a partir de agosto evitam novos cancelamentos: 26,9 por cento das viagens previstas para o segundo semestre também já foram canceladas e enquanto este número é de 3,8 por cento para as viagens previstas para 2021.

E Eu Com Isso?

Os dados referentes a março confirmam o temor do mercado sobre as empresas do setor. Como já estamos na metade de abril e a paralisação continua, o retrato atual deve ser ainda mais severo. Por isso, esperamos a manutenção do impacto negativo no curto prazo para as ações de CVC (CVCB3), Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), representantes do setor na bolsa de valores.

Assim como as viagens já marcadas, as vendas de novos embarques foram severamente afetadas pela pandemia. De acordo com a pesquisa, 91 por cento das agências de turismo esperam terminar abril sem vendas.

Para o ano, 59 por cento das empresas preveem uma queda acima de 50 por cento na receita em 2020.

Metade das empresas do setor acredita que a retomada das vendas se dará ainda em 2020 sendo que uma parcela de 12 por cento aposta que a recuperação pode ocorrer até o mês de julho, e 36 por cento vê o segundo semestre como momento de retomada. Para 43 por cento das operadoras, a comercialização de viagens voltará ao normal apenas em 2021.

O balanço da associação aponta que a retomada prevista para o segundo semestre deve começar por viagens domésticas, que são mais acessíveis financeiramente e transmitem maior segurança aos viajantes.

Continuamos com uma visão bastante negativa sobre o setor de companhias aéreas e de turismo, apesar da forte queda no preço das ações em 2020. Acreditamos que o risco é muito alto e a visibilidade ainda é baixa sobre o término da quarentena e a normalização da economia.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Coronavírus: Azul (AZUL4) oferece licença não remunerada a tripulantes e cancela voos para Europa

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.