Com cerca de 70% da população brasileira vacinada contra a Covid-19, com ao menos com uma dose da vacina, a retomada das viagens aéreas é um movimento natural que vem acontecendo após o período mais crítico da pandemia aparentemente ter ficado para trás.
Porém, existe um fator que pode atrapalhar os planos de voar: a alta dos preços das passagens aéreas. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a tarifa aérea média doméstica no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 529,93 (descontada a inflação), uma alta de 45,3% em relação a 2020, e de 12% em relação ao período pré-pandemia em 2019. A inflação generalizada pesou sobre o setor de aviação, e as tarifas aéreas registradas já são as maiores para um terceiro trimestre desde 2013, quando a média era de R$ 533,29.
Ainda segundo a Anac, a demanda por transporte medida em passageiros por quilômetros pagos transportados apresentou uma alta de 143,5% e o número de passageiros transportados no 3T21 subiu de 6,8 milhões para 17,2 milhões.
Entre as companhias aéreas que operam no Brasil, a que apresentou a maior alta na tarifa média trimestral em relação a 2020 foi a Gol (GOLL4), com alta de 54,2%, para uma tarifa média de R$ 534,72, enquanto a Latam teve alta de 44,1%, apesar de ser a tarifa mais baixa do trimestre, de R$ 476,06.
Na Azul (AZUL4), o aumento foi de 37,2%, com a tarifa média de R$ 598,96, e apesar da companhia representar a menor alta entre as principais empresas do setor, sua tarifa média é a maior entre elas.
E Eu Com Isso?
O setor aéreo é muito competitivo e opera com baixas margens, sendo o querosene de aviação (QAV) um dos principais custos.
Dessa forma, o forte aumento no preço do QAV, que é um dos responsáveis pelo forte aumento nas passagens áreas, é negativo para as empresas do setor, como Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), e esse aumento vem justo em um momento de recuperação do setor.
Para piorar ainda mais a situação, mais da metade dos custos das aéreas são atreladas ao dólar, que se mantém em patamares altos. Com o aumento dos custos, as companhias não têm outra opção a não ser repassar o aumento aos consumidores, visto que não possuem uma “gordura” nas margens.
Com o repasse aos consumidores, a demanda se reprime, pois os consumidores valorizam mais o preço das passagens do que as companhias aéreas e ainda há serviços alternativos, como ônibus e carro.
Em julho de 2020, a companhia aérea Avianca teve sua falência decretada, e atualmente a Latam, companhia resultado da fusão entre a Lan e a Tam, passa por um processo de recuperação judicial, com a Azul podendo comprar parte ou a totalidade da companhia.
Apenas esses dois exemplos recentes exemplificam a dificuldade de se operar neste setor.
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