Levante Ideias - Prova

Ser educacional adquire Prova Fácil

A Ser Educacional (SEER3) fechou a aquisição da startup de provas online Prova Fácil, companhia que viu a demanda subir mais de 55% na pandemia.

A aquisição faz parte da estratégia da companhia em diversificar seus negócios dentro do setor de educação.

A Prova Fácil realizou mais de 24 milhões de provas em 2020 e deve atingir a marca de 30 milhões até o final deste ano. Entre seus clientes, instituições como FGV, PUC e Mackenzie, além de outros grandes grupos, incluindo a Ser, chamam a atenção.

Outro ponto interessante da startup é a capacidade de realizar até mesmo vestibulares de forma online, incluindo vestibular para medicina, conhecido pelas fraudes sofisticadas, segundo a startup, sua plataforma utiliza o uso de inteligência artificial e torna o processo mais seguro do que a prova presencial.

Apesar do crescimento acelerado de provas online, outro mercado chamou a atenção da Ser Educacional para realizar a aquisição.

A Prova Fácil também realiza certificação de cursos, mercado ainda pequeno no Brasil, mas muito relevante em outros países como Estados Unidos, e com grande potencial.

E Eu Com Isso?

Apesar dos valores da transação não terem sido revelados, evidenciando ter sido uma transação de valor baixo, acreditamos que a aquisição é positiva para a Ser Educacional, entrando em um mercado com tendências interessantes no longo prazo e com sinergias claras com sua operação atual.

Acreditamos em impactos levemente positivos nas ações da companhia (SEER3) no curto prazo.

O CEO da Ser, Jânyo Diniz, acredita que a aquisição se encaixa na estratégia de investir em educação continuada, em negócios não regulados, de forma que complementam a graduação.

A Ser Educacional destinou R$ 100 milhões para a aquisição de startups até o fim deste ano, atualmente a companhia já tem negociações avançadas com outras Edtechs.

Com um nível de desemprego elevado nos últimos anos e sem um programa de financiamento estudantil mais abrangente subsidiado pelo governo, como já foi o FIES no passado, as companhias de educação superior buscam crescer investindo em ensino a distância e diversificando suas receitas para além da graduação.

Neste sentido, enxergamos a estratégia da Ser Educacional como positiva, contornando os desafios estruturais do setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Ser Educacional investe na EAD.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.