Levante Ideias - Dinheiro

Sem consenso

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tentou colocar em votação a segunda fase da Reforma Tributária na sessão plenária desta quinta (12), mas a falta de consenso entre os parlamentares acabou adiando a matéria para a semana que vem.

Inicialmente, o projeto estava previsto para votação durante essa semana, mas as discussões sobre mudanças no sistema eleitoral e a necessidade de apresentação de um novo parecer, elaborado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), atrasaram o cronograma.

Desde a volta do recesso parlamentar, o governo tenta pautar a medida em plenário, mas vai enfrentando resistências de setores organizados – a última delas veio por parte de governadores e prefeitos, insatisfeitos com o teor da proposta.

O presidente da Câmara chegou a ficar irritado e afirmou, durante a sessão, que o projeto nunca será completamente consensual, mas o postergamento da votação só serve para que “corporações continuem a trabalhar para manter privilégios”.

Nos bastidores, um grupo de deputados enxerga a pressa de Lira como pressão do próprio governo, que quer pautar o “Auxílio Brasil” (novo Bolsa Família) e pretende usar a taxação de dividendos, da Reforma Tributária, como fonte contábil de receita para justificar a criação de mais uma despesa permanente.

O novo relatório do deputado Celso Sabino isenta empresas do regime de lucro presumido (com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões) da tributação de 20% sobre os dividendos e diminui o corte sobre o IRPJ, compensando a medida com a redução da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

A nova versão atendeu a pedidos de entes subnacionais, bancada ruralista e empresariado, mas mesmo assim não conseguiu momentum para a aprovação.

E Eu Com Isso?

O projeto segue recebendo muitas críticas do setor privado e parte do mercado já considera que a melhor saída é recuar na tramitação e aproveitar um novo ciclo eleitoral – que terá início em 2023 – para realizar uma reforma tributária mais robusta, englobando, também, mudanças na tributação sobre o consumo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Incertezas demais reforçam instabilidade do mercado | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.