Levante Ideias - Câmara dos Deputados

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que trata da Reforma Tributária sobre a renda.

O novo texto trouxe menos alterações se comparado às mudanças efetuadas no primeiro parecer sobre o texto original, enviado pelo governo.

Desta vez, os ajustes foram apenas marginais e contemplaram algumas demandas específicas de setores e entes subnacionais, para viabilizar um consenso sobre a aprovação do texto.

Os principais pontos do novo relatório são: a isenção de taxação sobre lucros e dividendos sobre empresas do Simples Nacional (que faturam até R$ 4,8 milhões por ano); a redução escalonada do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, condicionando a queda na alíquota, nos próximos anos, à confirmação de arrecadação; a isenção de tributação sobre dividendos para fundos imobiliários e fundos de pensão; e a extinção dos JCP (Juros Sobre Capital Próprio); entre outras medidas de menor relevância.

A redução escalonada do IRPJ, por exemplo, evita que haja perda de arrecadação. A ideia é que, em 2022, a alíquota saia obrigatoriamente de 25% para 17,5% – queda de 7,5 pontos percentuais – e que uma redução adicional de 2,5 pontos percentuais seja vinculada ao atingimento de receitas, corrigido pela inflação.

O mesmo mecanismo vale para 2023, condicionando a redução dos 2,5% faltantes à arrecadação. Essa foi uma demanda de estados e municípios, que temiam pela queda nos repasses dos seus respectivos Fundos de Participação.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), havia inicialmente confirmado a votação da proposta no plenário da Casa até a próxima sexta-feira (6), mas líderes partidários pediram um prazo um pouco maior para análise do parecer.

Sendo assim, o texto deve ir à votação na próxima terça-feira (10).

E Eu Com Isso?

Ainda há, entre parte de prefeitos e governadores, alguma insatisfação com os riscos de arrecadação menor com o IR, o que implicaria em repasses menores do governo federal.

No entanto, o segundo pente-fino realizado pelo relator da proposta deve pavimentar o caminho da aprovação na Câmara dos Deputados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Terreno perigoso.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.