santosbrasil

Santos Brasil (STBP3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Santos Brasil (STBP3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

O resultado do quarto trimestre de 2019 da Santos Brasil (STPB3) foi bom e veio em linha com as projeções em termos de receita líquida, um pouco abaixo da projeção de Ebitda recorrente, mas bem acima do esperado em termos de lucro líquido.

O lucro líquido de 10,4 milhões de reais no trimestre, impactado positivamente por um efeito não recorrente de 17,6 milhões de reais.

O destaque positivo veio no mix de contêineres: aumento de 47 por cento no volume de contêineres cheios de importação e redução do volume de transbordo (de 38 por cento em 2018 para 32 por cento no trimestre).

No lado negativo destacamos o Ebitda negativo de 0,2 milhões de reais no segmento de logística, explicado pelo aumento nos custos e despesas sem que houvesse crescimento proporcional na receita.

O volume operado no terminal de Santos foi de 252.771 contêineres no 4T2019, um crescimento de 9,3 por cento na comparação anual. Em 2019, o volume total alcançou 1.016.793 unidades, um aumento de 10,8 por cento frente a 2018.

A receita no período foi de 230 milhões de reais no 4T2019 e 972 milhões de reais em 2019, acréscimo de 4 por cento e 5,5 por cento, respectivamente.

Já a geração de caixa operacional recorrente – medida pelo Ebitda, alcançou a marca de 26,2 milhões de reais no 4T2019 ante os 17 milhões de reais do 4T2018, aumento de 55 por cento. No ano, foi registrado 124,5 milhões de reais, com variação positiva de 10,7 por cento no comparativo com 2018. Tais resultados já excluem o efeito de ganhos não-recorrentes. Com isso, a Margem Ebitda de 2019 de 12,8%, uma melhora de 0.6 pontos percentuais.

Já o lucro líquido fechou o último período do ano passado em 10 milhões de reais, uma melhora substancial frente aos 3,8 milhões obtidos no mesmo período de 2018. O resultado, contudo, contempla um ganho não-recorrente na ordem de 17 milhões de reais.

Esperamos impacto neutro no preço das ações da Santos Brasil (STBP3) no curto prazo. Acreditamos que o resultado não deverá ser catalisador e sim os impactos vindos da China devido ao coronavírus, pois 20 por cento do volume de contêineres no Tecon-Santos são destinados ao gigante asiático.

O investimento totalizou 32,5 milhões no trimestre, dos quais 27,2 milhões no Tecon Santos, sendo a grande maioria referente à obra de extensão e reforço do cais. A conclusão das obras de expansão do cais está prevista para o segundo semestre de 2021. O Tecon Santos recebeu em fevereiro os dois guindastes de cais STS (fabricados pela ZPMC) que já entraram em operação em março.

Este investimento no Tecon-Santos vai adicionar 220 metros ao cais atual, que passará a ter 1.510 metros de extensão, com possibilidade de operação (ao mesmo tempo) de até três navios de 366 metros de comprimento, da classe New Panamax, com melhoria da produtividade nas operações de porto.

A companhia encerrou 2019 com endividamento líquido de apenas 11 milhões de reais, equivalente a 0,09 vezes Ebitda.

Os principais catalisadores das ações da Santos Brasil são: aumento do volume de importações, melhora de preços e aumento da margem Ebitda consolidado.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: BRF (BRFS3) divulga resultados do quarto trimestre

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados da Vale

A Vale (VALE3) divulgou nesta quarta-feira (28), após o fechamento do mercado seus números referentes ao terceiro trimestre de 2020. O resultado veio em linha

Read More »
Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel