tipos de ações da bolsa de valores

Retorno de operadores indica retomada da economia

A volta do feriado nos Estados Unidos nesta terça-feira (26) marcou o retorno dos operadores ao pregão da Bolsa de Nova York. Ainda não é uma retomada das operações como elas eram antes da pandemia. Apenas um em cada quatro profissionais vai retornar, o uso de álcool gel e máscaras serão obrigatórios, e os profissionais se comprometeram por escrito a não processar a Bolsa caso sejam contaminados pelo coronavírus. No entanto, mesmo cautelosa, a volta do barulho ao pregão em Wall Street sinaliza que a economia mundial caminha para a volta à normalidade.

Há algumas boas razões para isso. A volta aos pregões vai além de algumas pessoas ocupando algumas centenas de metros quadrados no número 11 da Rua do Muro, a Wall Street. Representa uma volta da economia à normalidade, com sinais cada vez mais claros de retomada das atividades econômicas na Europa e nos Estados Unidos. Não por acaso, os principais índices asiáticos e europeus registraram fortes altas nesta manhã. Os investidores resolveram ignorar o aumento da tensão comercial entre Estados Unidos e China, com declarações duras dos dois lados do Oceano Pacífico. 

A única questão pontual que pode afetar o comportamento do mercado nesta terça-feira é a perspectiva para as empresas aéreas. Na noite de ontem, a Latam, maior companhia aérea da América Latina, solicitou recuperação judicial nos Estados Unidos, recorrendo ao Chapter 11 da lei de falências norte-americana, algo que a colombiana Avianca Holdings havia feito há cerca de duas semanas. A Latam havia deixado de honrar compromissos de uma de suas dívidas provocando o rebaixamento da sua nota junto às agências de classificação de risco de crédito Fitch e S&P. As operações brasileiras da Latam não foram afetadas. 

Os American Depositary Receipts (ADR) da companhia abriram com uma forte queda de 40 por cento no mercado americano, e o fato pode provocar alguma volatilidade nas ações das companhias aéreas brasileiras, como Gol PN (GOLL4) e Azul PN (AZUL4). Leia mais abaixo.

De outro lado, uma notícia boa. As ações da farmacêutica americana Novavax sobem 20 por cento o pré-mercado da Nasdaq, depois de a empresa ter anunciado que iniciou o primeiro estudo em humanos de sua vacina experimental contra o coronavírus. A empresa informou que planeja testar cerca de 130 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 59 anos em dois locais na Austrália para o estudo. A expectativa é que os resultados iniciais saiam em julho, mostrando se a vacina é segura e eficaz. Se os resultados iniciais forem promissores, a Novavax deve realizar a segunda fase do estudo em vários países, incluindo os Estados Unidos.

INDICADORES – Influenciada pela queda nos preços dos combustíveis, a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, medida pelo IPCA-15, registrou uma deflação (queda de preços) de 0,59 por cento. Foi a maior queda mensal de preços já registrada desde o início do Plano Real, em 1994, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 0,35 por cento e, em 12 meses, a variação acumulada foi de 1,96 por cento.

Segundo o IBGE, a principal causa foi a queda de 8,51 por cento nos preços da gasolina. Foi a segunda deflação consecutiva do IPCA-15, que havia registrado uma leve queda de 0,01 por cento em abril. As quedas de 10,40 por cento no etanol e de 5,50 por cento no óleo diesel também pressionaram os preços para baixo. abaixo dos 2,92 por cento registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2019, a taxa foi de 0,35 por cento.

A perspectiva de retomada das economias ao redor do mundo é o principal catalisado da alta dos mercados nesta manhã. Os investidores estão com um estado de espírito francamente otimista, propensos a ignorar ou a minimizar os riscos. Os contratos futuros de Ibovespa e de S&P 500 começam o dia com altas significativas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo acena com medidas adicionais de estímulo à economia

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel