tipos de ações da bolsa de valores

Retorno de operadores indica retomada da economia

A volta do feriado nos Estados Unidos nesta terça-feira (26) marcou o retorno dos operadores ao pregão da Bolsa de Nova York. Ainda não é uma retomada das operações como elas eram antes da pandemia. Apenas um em cada quatro profissionais vai retornar, o uso de álcool gel e máscaras serão obrigatórios, e os profissionais se comprometeram por escrito a não processar a Bolsa caso sejam contaminados pelo coronavírus. No entanto, mesmo cautelosa, a volta do barulho ao pregão em Wall Street sinaliza que a economia mundial caminha para a volta à normalidade.

Há algumas boas razões para isso. A volta aos pregões vai além de algumas pessoas ocupando algumas centenas de metros quadrados no número 11 da Rua do Muro, a Wall Street. Representa uma volta da economia à normalidade, com sinais cada vez mais claros de retomada das atividades econômicas na Europa e nos Estados Unidos. Não por acaso, os principais índices asiáticos e europeus registraram fortes altas nesta manhã. Os investidores resolveram ignorar o aumento da tensão comercial entre Estados Unidos e China, com declarações duras dos dois lados do Oceano Pacífico. 

A única questão pontual que pode afetar o comportamento do mercado nesta terça-feira é a perspectiva para as empresas aéreas. Na noite de ontem, a Latam, maior companhia aérea da América Latina, solicitou recuperação judicial nos Estados Unidos, recorrendo ao Chapter 11 da lei de falências norte-americana, algo que a colombiana Avianca Holdings havia feito há cerca de duas semanas. A Latam havia deixado de honrar compromissos de uma de suas dívidas provocando o rebaixamento da sua nota junto às agências de classificação de risco de crédito Fitch e S&P. As operações brasileiras da Latam não foram afetadas. 

Os American Depositary Receipts (ADR) da companhia abriram com uma forte queda de 40 por cento no mercado americano, e o fato pode provocar alguma volatilidade nas ações das companhias aéreas brasileiras, como Gol PN (GOLL4) e Azul PN (AZUL4). Leia mais abaixo.

De outro lado, uma notícia boa. As ações da farmacêutica americana Novavax sobem 20 por cento o pré-mercado da Nasdaq, depois de a empresa ter anunciado que iniciou o primeiro estudo em humanos de sua vacina experimental contra o coronavírus. A empresa informou que planeja testar cerca de 130 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 59 anos em dois locais na Austrália para o estudo. A expectativa é que os resultados iniciais saiam em julho, mostrando se a vacina é segura e eficaz. Se os resultados iniciais forem promissores, a Novavax deve realizar a segunda fase do estudo em vários países, incluindo os Estados Unidos.

INDICADORES – Influenciada pela queda nos preços dos combustíveis, a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, medida pelo IPCA-15, registrou uma deflação (queda de preços) de 0,59 por cento. Foi a maior queda mensal de preços já registrada desde o início do Plano Real, em 1994, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 0,35 por cento e, em 12 meses, a variação acumulada foi de 1,96 por cento.

Segundo o IBGE, a principal causa foi a queda de 8,51 por cento nos preços da gasolina. Foi a segunda deflação consecutiva do IPCA-15, que havia registrado uma leve queda de 0,01 por cento em abril. As quedas de 10,40 por cento no etanol e de 5,50 por cento no óleo diesel também pressionaram os preços para baixo. abaixo dos 2,92 por cento registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2019, a taxa foi de 0,35 por cento.

A perspectiva de retomada das economias ao redor do mundo é o principal catalisado da alta dos mercados nesta manhã. Os investidores estão com um estado de espírito francamente otimista, propensos a ignorar ou a minimizar os riscos. Os contratos futuros de Ibovespa e de S&P 500 começam o dia com altas significativas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo acena com medidas adicionais de estímulo à economia

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel