O Alibaba Group (BABA) apresentou nesta quinta-feira (18) seus resultados do terceiro trimestre de 2021. Os números vieram levemente mais fracos, com uma receita um pouco abaixo do esperado, compressão de margens e um lucro por ação.
A receita líquida totalizou 200,690 bilhões em moeda local (remimbi), um crescimento de 29% ano contra ano. O resultado foi um pouco abaixo das expectativas, que eram de aproximadamente 204,1 bilhões.
Destaque para o varejo internacional que segue tendo maior crescimento na comparação anual, na ordem de 34%. O comércio local (China) cresceu 33% e teve a maior participação na receita de 63%.
Ainda dentro dos resultados da receita, o segmento Cloud Computing cresceu 33% na comparação anual, seguindo a tendência do trimestre anterior.
Além disso, o resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado totalizou 34,8 bilhões, queda de 27%. A queda nesta linha indica uma relevante compressão de margem que era de 31% no terceiro trimestre de 2020 e reduziu para 17% no final do terceiro trimestre deste ano. A compressão de margem tem relação com a inflação global que tem afetado custos como serviços, fretes, entre outros.
O lucro líquido ajustado, por sua vez, totalizou 5,367 bilhões, queda de cerca de 5 vezes o lucro do mesmo período no trimestre do ano passado. Considerando o resultado por ação e por ADR, o lucro foi de US$ 0,22, abaixo dos US$ 1,86 esperados.
O fluxo de caixa livre no trimestre foi de 35,830 bilhões, queda de 34% no comparativo anual. A queda foi um mix entre decréscimo dos ganhos com as atividades e acréscimo de investimentos nas áreas estratégicas.
E Eu Com Isso?
O resultado do Alibaba Group foi misto, com aumento de receita, compressão de margens e um lucro abaixo do esperado.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—