A operadora de telecomunicações Telefônica Brasil (VIVT3), mais conhecida pela sua marca Vivo, divulgou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, seu resultado do 2T21. O resultado em geral veio em linha com o esperado, um pouco acima em termos de Ebitda.
A companhia apresentou um crescimento de 5,6% nas receitas móveis em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, atingindo R$ 7,0 bilhões. O número foi positivamente impactado pelo crescimento 47,3% na receita de venda de aparelhos no mesmo período, atingindo R$ 0,6 bilhões, já as receitas de serviço móvel cresceram 3,1%, atingindo R$ 6,4 bilhões.
A receita fixa da companhia apresentou uma queda de 1,1% em relação ao 2T20, resultando em R$ 3,7 bilhões. Assim como visto ao longo dos outros trimestres do ano, a queda de receita foi atribuída ao desligamento de tecnologias mais antigas, um movimento estratégico por parte da companhia que pretende focar seus esforços em clientes com fibra ótica e IPTV.
Ademais, as receitas fixas “core” da companhia, que incluem IPTV e internet via fibra ótica, aumentaram em 16,4% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, atingindo R$ 2,5 bilhões. Com isso, a receita líquida total da companhia subiu 3,2% na comparação com o 2T20, atingindo R$ 10,6 bilhões.
O Ebitda (métrica de geração operacional de caixa) ajustado apresentou um crescimento 3,0% no mesmo período, atingindo R$ 4,2 bilhões e uma margem de 39,7% da receita, 0,1% inferior ao mesmo trimestre de 2020 e mantendo patamar de margem elevado.
Já o lucro líquido da companhia atingiu R$ 1,3 bilhão, representando um aumento de 20,9% em relação a 2T20.
E Eu Com Isso?
A Vivo apresentou resultados muito em linha com as expectativas, um pouco acima em termos de Ebitda.
No entanto, o crescimento na rede de fibra ótica da companhia, que expandiu sua rede em mais 1 milhão de casas passadas, atingindo 17,3 milhões de casas, além do aumento de 43% nos clientes de FTTH, devem trazer impactos positivos para as ações da companhia (VIVT3) no curto-prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—