A Vivara (VIVA3), maior rede de joalherias brasileira, divulgou na noite de sexta-feira (13) seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021. Ainda afetados pela pandemia, seus números demonstram boa recuperação, melhora de margens e destaque para as vendas digitais.
Mesmo com o resultado ainda afetado pelas medidas de restrições da pandemia, com fechamentos de lojas no início do trimestre, a Vivara conseguiu aumentar sua receita líquida em 19,3% em relação ao segundo trimestre de 2019, fechando o trimestre em R$ 362 milhões.
Em relação ao segundo trimestre de 2020, pior momento da pandemia, o crescimento da receita foi de 163%. As vendas em mesmas lojas (SSS), considerando o e-commerce, também teve uma aceleração de 13,8% comparado ao 2T19.
Destaque do trimestre, as vendas digitais foram de R$ 78,9 milhões, representando 17,3% da receita e um expressivo crescimento de 254,3% em relação ao 2T19.
Iniciado em abril de 2020, o projeto Jóias em Ação foi um dos responsáveis por este crescimento, representando 35,8% das vendas digitais.
Além disso, o projeto contribui para um maior equilíbrio do mix de produtos vendidos pelo canal, que historicamente possui uma maior participação de relógios e de produtos Life, que possuem preços menores que as joias.
Neste trimestre, as lojas físicas operaram por 76,5% das horas possíveis de operação, com uma restrição maior no mês de abril.
Em junho, a receita nas lojas físicas já era quase 24% maior que em junho de 2019, com destaque para o dia dos namorados, importante data para o setor
Beneficiada pelo aumento das vendas no período, pela estratégia de precificação e composição de estoque, o Ebitda ajustado da companhia foi 45,9% maior que no mesmo período de 2019, encerrando o trimestre em R$ 88,6 milhões, com uma margem de 24,5%, uma melhora de 2,5 pontos percentuais.
Já o lucro líquido recorrente, excluindo o efeito de ganhos tributários no 2T19, foi de R$ 81,6 milhões, 100% superior ao lucro líquido recorrente do segundo trimestre de 2019.
Ademais, a margem líquida também teve uma grande melhora, passando de 13,4% para 22,6%.
Também podemos destacar a forte geração de caixa operacional no trimestre, atingindo R$ 107,1 milhões, em linha com o 2T20 e muito acima dos R$ 9,1 milhões do 2T19.
E Eu Com Isso?
Mesmo em um trimestre ainda afetado pela pandemia, a Vivara conseguiu apresentar um ótimo resultado, com crescimento na receita, no ebitda e no lucro, além de uma excelente melhora em suas margens, com destaque para a margem Bruta, a qual apresentou expansão de 0,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 5,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2019, puxando para cima todo o restante do resultado.
Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (VIVA3) no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—