A MRV Engenharia e Participações S.A. (MRVE3), maior construtora residencial da América Latina, anunciou seus resultados do terceiro trimestre de 2021 na noite desta terça-feira (09) entregando bons resultados na parte operacional e mistos na parte financeiras, com recuperação de margens, mas com despesas financeiras surpreendentemente altas que foram compensadas por receitas não concorrentes na AHS (MRV nos EUA).
Na parte operacional, a MRV&Co foi bem e dentro do esperado com destaques para: (i) lançamentos, que atingiram 2,1 bilhões no 3T21, uma queda de 0,5% em comparação com o 3T20; (ii) vendas líquidas, as quais tiveram uma alta de 2,4% versus 3T20, impactadas positivamente pelas vendas da AHS – subsidiária da MRV na Flórida (EUA). Lembrando que a AHS está a pouco mais de um ano operando nos Estados Unidos e não realizou vendas no 3T20;
Na parte financeira, a MRV&Co registrou resultados mistos e dentro do esperado com destaques para: (i) Receita operacional líquida de 1,8 bilhão no 3T21, em linha com o resultado do 3T20; (ii) Margem bruta de 27,1% no consolidado, compressão de 1 ponto percentual em relação ao 3T20, em virtude a uma pressão nos custos dos materiais de construção e mão-de-obra.
Já em relação ao 2T21, houve recuperação de margens no consolidado, devido a uma política de aumento de preços nos empreendimentos desde o início do 3T21;
As despesas financeiras líquidas surpreenderam negativamente fechando o trimestre com uma despesa de 50 milhões no 3T21 versus 9,5 milhões no 3T20.
Quando olhamos para a última linha, a AHS (MRV nos EUA) foi o que salvou o lucro líquido, com uma receita não recorrente da venda dos empreendimentos Banyan Ridge e Tamiami Landings no 3T21, pelo valor total de 669 milhões. Assim, o lucro líquido da MRV ficou em 165 milhões no 3T21 versus 140 milhões no 3T20.
E Eu Com Isso?
Os resultados da MRV vieram mistos com parte operacional boa e surpresa negativa nas despesas financeiras que foram extraordinárias.
Esperamos um impacto negativo nas ações da MRV (MRVE3) no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—