A temporada de resultados do 3T21 foi inaugurada na última sexta-feira (22), com a divulgação da Hypera Pharma (HYPE3), empresa que normalmente é a primeira a divulgar as suas demonstrações contábeis.
Esperamos um impacto positivo nas ações da Hypera (HYPE3) no curto prazo, já que o papel se mostra mais uma vez como uma posição defensiva em um momento de grande incerteza no mercado.
A companhia realizou aquisições relevantes no período, adquirindo a parte do portfólio da Takeda e a família Buscopan, e por isso seus resultados precisam levar em consideração mudanças com e sem o efeito dessas aquisições.
A companhia registrou uma receita líquida de R$ 1,6 bilhões, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. O Lucro Bruto cresceu 49,9% no trimestre e alcançou 1,04 bilhões, com uma Margem Bruta de 63,9%, mesmo patamar registrado no 3T20.
As Despesas de Marketing reduziram sua participação sobre a Receita Líquida em 1,8 ponto percentual, essa redução se deu principalmente pela diminuição com despesas de visitas médicas, promoções, aceleração do crescimento do sell out (venda para cliente final) e da captura das sinergias operacionais de integração do portfólio de produtos de prescrição adquirido da Takeda.
Quando olhamos as despesas com vendas, houve uma redução de 2,8 pontos percentuais em relação à receita líquida, principalmente pela diminuição da participação relativa de P&D (o número bruto aumentou, mas o relativo caiu).
Considerando apenas as operações continuadas, o Ebitda teve um aumento de 47%, e ajustado pelos efeitos não recorrentes, o crescimento da margem Ebitda foi de 4 pontos percentuais.
Por fim, o lucro líquido das operações continuadas foi de 464 milhões, um crescimento de 33%, impactado por um aumento de 40 milhões nas despesas financeiras líquidas do trimestre.
Se considerarmos o lucro líquido total, o resultado foi de R$ 201,6 milhões, e foi negativamente impactado pelo Resultado Líquido das Operações Descontinuadas por conta do acordo com a Ontex relacionado ao desinvestimento do negócio de descartáveis em 2017.
E Eu Com Isso?
Mais uma vez a Hypera (HYPE3) entregou resultados muito fortes, mostrando que a princípio realizou mais uma aquisição acertada e que já começa a gerar sinergias logo no primeiro ano de fusão.
Por isso, esperamos um impacto positivo nas ações da companhia no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—