Na terça-feira (20) após o fechamento do mercado, a Cyrela apresentou o seu resultado operacional do terceiro trimestre de 2020, com destaque para a retomadas dos lançamentos e bom desempenho de vendas.
A empresa lançou 28 empreendimentos no trimestre totalizando 2,5 bilhões de reais de valor geral de vendas (VGV), um crescimento de 46 por cento quando comparado ao terceiro trimestre do ano passado.
Cerca de 1,5 bilhões vieram de forma orgânica e os outros 1 bilhão de reais de outras construtoras as quais a Cyrela tem participação, com 717 milhões de reais em lançamentos da Cury, 168 milhões de reais da Plano e Plano e 168 milhões de reais de outras construtoras. O destaque negativo foi a construtora Lavvi, que ainda não registrou lançamentos em 2020
Comparando os lançamentos nos nove primeiros meses do ano, a empresa atingiu um total de 4,6 bilhões de reais, representando um crescimento de cerca de 5 por cento comparado com o mesmo período de 2019.
Excluindo os efeitos de permutas e considerando somente a participação da Cyrela nos empreendimentos, os lançamentos atingiram 1,7 bilhões de reais no trimestre e 3,1 bilhões de reais nos nove meses do ano, assim obtendo um crescimento 41 por cento e uma queda 2 por cento respectivamente.
As vendas líquidas tiveram um impressionante crescimento de 58 por cento no trimestre e 3 por cento nos nove meses do ano quando comparado com o 2019, atingindo 2,4 bilhões de reais e 4,6 bilhões de reais respectivamente.
As vendas excluindo os efeitos de permutas e considerando somente a participação da Cyrela, atingiram 1,6 bilhões de reais no trimestre, um crescimento anual de 45 por cento, e 3,1 bilhões de reais de janeiro até setembro deste ano, uma queda 2 por cento comparando com o mesmo período do ano passado.
Das vendas totais, cerca de 59 por cento vieram de lançamentos 28 por cento de estoque em construção e 13 por cento de estoque pronto.
O resultado operacional da Cyrela veio forte, reforçando nossa tese de que o setor imobiliário está aquecido, os lançamentos vieram fortes em todos os segmentos, com o forte desempenho setor de baixa renda com a Cury e a Plano e Plano lançando juntas 885 milhões de reais no trimestre (35 por cento do total).
As vendas também vieram com bons números com destaque especial para alto padrão que cresceu 85 por cento no trimestre atingindo 1 bilhão de reais cerca de 42 por cento do total de vendas.
Esperamos impacto positivo no preço das ações da Cyrela (CYRE3) no curto prazo. Entretanto, vale destacar que parte desse bom resultado operacional já era esperado e precificado pelo mercado que havia acompanhado os bons resultados e as prévias operacionais das outras incorporadoras.
A Cyrela tem exposição em ambos segmentos no setor imobiliário: i) baixa renda, com exposição ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que representou 55 por cento das vendas no trimestre (Cury, Plano, Living e Vivaz) e; ii) segmento de média e alta renda (Cyrela e Lavvi) que responderam por 45 por cento das vendas líquidas.
Esse bom resultado operacional deverá ser a base para o resultado financeiro completo da Cyrela que será divulgado no dia 12 de novembro.
Os principais catalisadores para as ações das empresas do setor imobiliário são: ampla oferta de crédito imobiliário, baixas taxas de juros e forte demanda por imóveis pós-pandemia.
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